A HISTÓRIA NA BIOGRAFIA

estudo sobre a metodologia e estilo das fontes utilizadas por Plutarco na Vida de Demóstenes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v2i3.11546

Palavras-chave:

Biografia Antiga. Historiografia Antiga. Plutarco. Escrita. Oralidade.

Resumo

Este trabalho objetiva mostrar elementos historiográficos na Vida de Demóstenes, de Plutarco, analisando as referências utilizadas pelo autor. Primeiramente, verifica-se certa semelhança na escrita dessa biografia com uma forma narrativa descrita na Retórica, de Aristóteles (1416b21), pois nos relatos historiográficos não é produzida tékhne, enquanto nos da oralidade, é produzida. Ao observar esses relatos, verifica-se que, quando há referências provenientes da oralidade e da escrita juntas, Plutarco prefere esta àquela; quando há somente relatos orais, ele pode desenvolver críticas ou demonstrar preferências. Ao analisar a Vida de Alexandre, outra biografia de Plutarco, o autor pode posicionar-se contra relatos provenientes de historiadores, preferindo as cartas do próprio Alexandre. Após a análise dos relatos das biografias, verifica-se que Plutarco demonstra cuidado ao expô-los. Ambos os textos se assemelham em relação à narrativa, mas o posicionamento de Plutarco na biografia de Alexandre, utilizando as cartas do biografado não ocorreu na Vida de Demóstenes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelle Alves Melo, Universidade de Brasília

Graduanda em Letras-Português pela Universidade de Brasília.

Referências

BARRERA, J. C. B. “Making History, Talking about History”. History and Theory, Wesleyan University, v. 40, n. 2, 2001, p. 190-205.

FUNARI, P. P.“Introdução a Plutarco”. In: Vidas de César: O divino Júlio, por Suetônio, e César, por Plutarco. Tradução e notas de Antônio da Silveira Mendonça e Ãsis B. Belchior da Fonseca. São Paulo: Estação Liberdade, 2007.

GENTILI, B. CERRI, G. History and Biography in Ancient Thought. Amsterdam, J. C. Giebem, 1988.

GRANT, M. Greek and Roman Historians: Information and Misinformation. Londres e Nova Iorque, Routledge, 2005.

HARTOG, F. A História de Homero a Santo Agostinho. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001.

MOMIGLIANO, A. Génesis y Desarrollo de la Biografía en Grecia. México, Fondo de Cultura Económica, 1986.

STADTER, P. A. (ed.), Plutarch and Historical Tradition. Canada & EUA, Routledge, 2002, p. 11-16.

SILVA, M.A.O. Plutarco Historiador: análise das biografias espartanas. São Paulo,EdUSP, 2006.

Downloads

Publicado

03-09-2013

Como Citar

Melo, E. A. (2013). A HISTÓRIA NA BIOGRAFIA: estudo sobre a metodologia e estilo das fontes utilizadas por Plutarco na Vida de Demóstenes. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 2(3), 24–40. https://doi.org/10.26512/pl.v2i3.11546

Edição

Seção

Dossiê