KANT E O COMÉRCIO PSICO-FÍSICO

o influxo entre corpo e alma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v1i2.11537

Palavras-chave:

Influxo psico-físico. Alma e Corpo. Swedenborg.

Resumo

Diante da crítica kantiana lançada às concepções metafísicas sobre a doutrina da alma, buscaremos abordar a questão do comércio psico-físico (troca de informações), entre o mundo sensível e suprassensível, ou, entre a alma, o corpo e o espírito. A problemática do comércio psico-físico é tratada por Kant na obra Sonhos de um visionário explicados por sonhos da metafísica (1766), por conta da figura de Swedenborg, um entusiasta do mundo suprassensível, um visionário sueco, que afirma ter contato com o mundo dos espíritos. Com isso, Kant aborda a definição do conceito de espírito, bem como o problema da relação alma e corpo, dentro da questão da impenetrabilidade: como pode um ser imaterial ocupar um ser material? Na Dissertação de 1770, Kant retoma a questão acerca das relações que se estabelecem entre corpos físicos e entre tais corpos e uma possível unidade do Mundo encontrada em um ser fora do mundo, ou uma causa comum (única): Deus. Essas relações, em certo sentido, fazem referência ao comércio psico-físico estabelecido nos Sonhos de um visionário. Já na Crítica da razão pura (1787), a questão é retomada com referência à crítica de Kant às teorias tradicionais da doutrina pura da alma, que não são senão “paralogismos da doutrina transcendental da alma, a qual é tomada falsamente como ciência da razão pura sobre a natureza do ente pensante” (KrV, B 403). Nesse sentido, trataremos a questão entre as três obras citadas, buscando, ao menos, levantar a questão da possibilidade da comunicação entre um mundo e outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Tadeu Girotti, Universidade Federal de São Carlos

Professor da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE (Pirassununga-SP). Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Referências

KANT, Immanuel. Kants Gesammelte Schriften. 29 Band. Berlin: Georg Reimer, 1902.

______. Crítica da razão pura. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores, Kant I).

______. Crítica da razão pura. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

______. Acerca da forma e dos princípios do mundo sensível e inteligível. In: SANTOS, L. R. dos.; MARQUES, A. Dissertação de 1770 seguida de Carta a Marcus Herz. 2. ed. Lisboa: Casa da Moeda, 2004. p. 23-105

______. Sonhos de um visionário explicados por sonhos da metafísica. In: ______. Escritos pré-críticos. São Paulo: Ed. Unesp, 2005. p. 141-218.

TROBRIDGE, George. L. Swedenborg, vida eensinamentos. Rio de Janeiro: Sociedade Religiosa A Nova Jerusalém, 1998.

Downloads

Publicado

15-03-2013

Como Citar

Girotti, M. T. (2013). KANT E O COMÉRCIO PSICO-FÍSICO : o influxo entre corpo e alma. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 1(2), 181–190. https://doi.org/10.26512/pl.v1i2.11537

Edição

Seção

Artigos