DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE NARRATIVA NA OBRA “O SI-MESMO COMO UM OUTRO” DE RICOEUR
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11487Palavras-chave:
Ação. Identidade. Idem. Ipse. Narrativa.Resumo
O núcleo desta pesquisa consiste em demonstrar quais são as condições de compreensão do conceito de identidade narrativa em Paul Ricoeur, a partir da obra: “O si-mesmo como um outro”. Inicialmente, num aspecto puramente descritivo, é apresentado um “si” que tem possibilidade de agir, sendo necessária a “identidade pessoal” para estabelecer a temporalidade da existência humana, por meio de duas noções de permanência no tempo: a identidade “idem” e a identidade “ipse”. Estas, respectivamente, equivalem ao “caráter” e à “promessa”. Cabe à “narrativa”, garantir a unidade da vida e apontar os limites entre o poder de agir e a imputabilidade inerente à ação.
Downloads
Referências
GARRIDO, S. V. A hermenêutica do si e sua dimensão ética.In: CESAR, C.M.(org.). A Hermenêutica Francesa: Paul Ricoeur.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
DEFOE, D. Robinson Crusoé.São Paulo: DCL Difusão Cultural, 2003.
GENTIL, H.S. Paul Ricoeur: A presença do outro. Mente, Cérebro e Filosofia.São Paulo, n.11, 2008, p. 6-15.
IUSKOW, A. O internauta:material do professor. Florianópolis: Sophos, 1998.
RICOEUR, P. O si-mesmo como um outro.Tradução de Lucy Moreira Cesar. Campinas: Papirus, 1991.
______. Do texto à acção: Ensaios de hermenêutica II.Tradução de Alcino Cartaxo e Maria José Sarabando. Porto: RÉS-editora, 1989.
ROSSATTO, N.D. Viver bem: A “pequena ética” de Paul Ricoeur. Mente, Cérebro e Filosofia.São Paulo, n.11, 2008, p. 26-33.
SILVA, M.F. S. O contributo da comunicação para a constituição de “si-mesmo”.[On-line],2001. Disponível em <http://www.bocc.ubi.pt/pag/franquet-miguel-comunicacao-si-mesmo.pdf>. Acesso em 23 de novembro de 2011.
VILLA, M.M. Dicionário de pensamento contemporâneo.Tradução de Honório Dalbosco. São Paulo: Paulus, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Pólemos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.