O EPICURISMO E O DIREITO NATURAL CLÁSSICO SEGUNDO LEO STRAUSS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11486

Palavras-chave:

Leo Strauss. Direito Natural. Epicurismo. Convencionalismo. Historicismo.

Resumo

Busca-se, com este estudo, depreender a concepção clássica de direito natural em sua exposição epicurista segundo Leo Strauss. Para tanto, proceder-se-á com uma interpretação exegética da obra Direito Natural e História a fim de identificar a importância do epicurismo para a argumentação sustentada pelo autor na referida obra, considerando não ter recebido de Strauss abordagem especificamente a ela dirigida. Desse modo, permitir a compreensão da concepção epicurista do direito natural clássico para Strauss e como é diferenciada pelo autor das de Platão, Aristóteles e dos tomistas. Com efeito, possibilitar o esclarecimento em relação à recepção do direito natural clássico pelo moderno, o qual, a partir da confluência com o historicismo, ensejou a corrente crise de valores e a atual percepção de impossibilidade até da filosofia política conforme sustentado por Strauss.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mathias Möller, Universidade Federal de São Paulo

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília (2005). Licenciado em Filosofia pela Universidade de Brasília (2014) e Mestre em Filosofia (área de concentração: política, conhecimento e sociedade) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Analista em Ciência e Tecnologia da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Tem experiência nas áreas de Cooperação Internacional, Desenvolvimento Sustentável, Direitos Humanos e em Filosofia com ênfase em Filosofia Moderna e Política.

Referências

EPICURO, LUCRÉCIO, CÃCERO, SÊNECA, MARCO AURÉLIO.Antologia de textos. 3. ed. São Paulo: Nova Cultural, col. Os Pensadores, 1985.

STRAUSS, L (ed.), CROPSEY, J.(ed.) et al. History of Political Philosophy.Chicago e Londres: The University of Chicago Press, 1987.

STRAUSS, L. Direito Natural e História. Lisboa: Edições 70, 2009.

____________. What is political philosophy.In: The Journal of Politics.Cambridge. Vol. 19, No. 3,1957. pp. 343-368.

Downloads

Publicado

30-05-2012

Como Citar

Möller, M. A. (2012). O EPICURISMO E O DIREITO NATURAL CLÁSSICO SEGUNDO LEO STRAUSS. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 1(1), 123–135. https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11486

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)