A REPETIÇÃO COMO PSICOLOGIA EXPERIMENTAL

uma análise a partir de Kierkegaard

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11481

Palavras-chave:

Repetição. Psicologia Experimental. Estética.

Resumo

O presente ensaio visa adentrar na temática kierkegaardiana da repetição através da noção de psicologia experimental, que é designada no subtítulo do livro A Repetição ”“ ensaio em psicologia experimental. O eixo interpretativo principal será dado por meio do livro de Niels Nymann Eriksen Kierkegaard's category of Repetition: a reconstruction, que aborda este tema no primeiro capítulo. O problema da definição da estrutura do livro de Kierkegaard como um experimento psicológico pode somente ser colocado simultaneamente a toda a gama de questões que tangenciam o conceito de repetição, mas o escopo deste ensaio limitar-se-á a uma relação mais estreita entre o que é concebido ali como psicologia experimental e o conceito de repetição, bem como salientar e delinear os limites concernentes aos aspectos estéticos ”“ ou daquilo que mais propriamente é designado por Kierkegaard como sendo o estético ”“ que se fazem presentes em vários momentos nessa relação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Bartholo, Instituto Federal de Goiânia

Bacharel, licenciado e mestre em Filosofia pela Universidade de Brasília (2013) e doutor em filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2018). Pesquisa centrada principalmente em ontologia e metafísica, com ênfase em filosofia moderna, mais especificamente do século XIX. Temas de pesquisa incluem estética e metafísica em Kierkegaard, o romantismo alemão e suas articulações com a reflexividade moderna, e a relação da metafísica moderna com a religião. Interesses em estética, religião e política. Atualmente leciona como professor de filosofia no Instituto Federal de Goiânia - IFG.

Referências

KIERKEGAARD,S.;Either/Or.Londres:PenguinClassics,2004.

_________________;ARepetição.Lisboa:RelógioD'Águaeditores,2009.

_________________;JournalandPapers,Bloomington/Londres:IndianaUniversityPress,1967.

_________________;OConceitodeAngústia.BragançaPaulista:EditoraUniversitáriaSãoFrancisco,2010.

_________________;OConceitodeIroniaConstantementeReferidoaSócrates.2ªedição,BragançaPaulista:EditoraUniversitáriaSãoFrancisco,2005.

ERIKSEN,N.N.;Kierkegaard'scategoryofRepetition:areconstruction.Berlim/NovaYork:Ed.WalterdeGruyter,2000.

Downloads

Publicado

30-05-2012

Como Citar

Bartholo Gomes, A. (2012). A REPETIÇÃO COMO PSICOLOGIA EXPERIMENTAL: uma análise a partir de Kierkegaard. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 1(1), 30–48. https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11481

Edição

Seção

Artigos