PERCURSO INVESTIGATIVO SOBRE A FOTOSSÍNTESE COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Atividade investigativa. Fotossíntese. Extração de pigmentos. Ensino fundamental.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar os conhecimentos apresentados por estudantes do Ensino Fundamental II sobre a nutrição vegetal. Para tanto, desenvolveu-se a atividade investigativa, na modalidade híbrida, (AI) com 30 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual, em Gilbués-PI. A parte experimental da AI envolveu a extração e a separação de pigmentos vegetais. Para obtenção dos dados, aplicou-se um questionário eletrônico antes e depois da aplicação da AI por meio da plataforma Google Forms®. Com a realização do experimento, assumiu-se que os estudantes identificaram as diferentes cores dos pigmentos, a cor verde como sendo a clorofila, bem como conseguiram aprender novos conceitos relacionados à nutrição vegetal, tidos como complexos. Com a AI proposta, foi possível não apenas inferir sobre o nível de conhecimento dos estudantes sobre nutrição vegetal, como também superar as dificuldades na aprendizagem do processo de fotossíntese e no ensino de botânica.
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