PERCURSO INVESTIGATIVO SOBRE A FOTOSSÍNTESE COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rejaneide Alves Maciel Universidade de Brasília
  • Darlan Quinta de Brito UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Vinícius Ricardo Marques de Souza UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Palavras-chave:

Atividade investigativa. Fotossíntese. Extração de pigmentos. Ensino fundamental.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar os conhecimentos apresentados por estudantes do Ensino Fundamental II sobre a nutrição vegetal. Para tanto, desenvolveu-se a atividade investigativa, na modalidade híbrida, (AI) com 30 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual, em Gilbués-PI. A parte experimental da AI envolveu a extração e a separação de pigmentos vegetais. Para obtenção dos dados, aplicou-se um questionário eletrônico antes e depois da aplicação da AI por meio da plataforma Google Forms®. Com a realização do experimento, assumiu-se que os estudantes identificaram as diferentes cores dos pigmentos, a cor verde como sendo a clorofila, bem como conseguiram aprender novos conceitos relacionados à nutrição vegetal, tidos como complexos. Com a AI proposta, foi possível não apenas inferir sobre o nível de conhecimento dos estudantes sobre nutrição vegetal, como também superar as dificuldades na aprendizagem do processo de fotossíntese e no ensino de botânica.

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Referências

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Publicado

2022-04-17

Como Citar

Alves Maciel, R., Quinta de Brito, D. ., & Ricardo Marques de Souza, V. (2022). PERCURSO INVESTIGATIVO SOBRE A FOTOSSÍNTESE COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 8(1), 116–129. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/42277

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