VACINAÇÃO EM DEBATE: UMA PROPOSTA DE ENSINO INVESTIGATIVO COM ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Ensino por investigação. Ensino de Ciências. Vacinação.Resumo
Este trabalho consiste na avaliação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) na perspectiva do ensino por investigação e do trabalho em grupo, onde os conteúdos trabalhados situam-se no contexto das argumentações sobre a vacinação. A SEI foi motivada pela pergunta central: “Como a vacinação interfere na saúde coletiva?” e o estudo analisou as respostas iniciais dos alunos do 7º ano do ensino fundamental antes da atividade exploratória, seguidas das hipóteses validadas fornecidas coletivamente para a solução da situação-problema. Ao final, os alunos responderam novamente à pergunta central por meio da construção de um texto de sistematização coletivo, com base nos argumentos partilhados em aula. Observou-se que, por intermédio das interações discursivas realizadas entre os alunos e alunos-professora, os estudantes foram capazes de validar hipóteses que estavam associadas ao contexto da atividade executada, bem como ampliaram suas respostas à pergunta central, relacionando-as com os argumentos utilizados na aula. A abordagem investigativa associada ao trabalho em grupo gerou um ambiente favorável para a proposição e validação de argumentos de forma contextualizada, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF07CI10-C proposta pela BNCC.
Downloads
Referências
APS, Luana Raposo de Melo; PIANTOLA, Marco Aurélio Floriano; PEREIRA, Sara Araujo; CASTRO, Julia Tavares de; SANTOS, Fernanda Ayane de Oliveira; FERREIRA, Luís Carlos de Souza. Eventos adversos de vacinas e as consequências da não vacinação: uma análise crítica. RevSaude Publica. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v52/pt_0034-8910-rsp-S1518-87872018052000384.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2022.
BASTOS, Ana Paula Solino. Potenciais problemas significadores em aulas investigativas: contribuições da perspectiva histórico-cultural. 2017. 220f. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São
Paulo, 2017.
BRASIL, MEC, Base Nacional Comum Curricular – BNCC, versão aprovada pelo CNE, novembro de 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 14 set. 2020.
CAPECCHI, Maria Candida Varone de Morais; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Argumentação em uma Aula de Conhecimento Físico com Crianças na Faixa de Oito a Dez Anos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n. 2, p. 171-189, 2000. Disponível em:
<https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/592/383>. Acesso em: 17 out. 2021.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de (Org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2020.
CHADE, Jamil. OMS alerta para proliferação de surto de sarampo na fronteira entre Brasil e Venezuela. O Estado de S. Paulo. 10 de abr. de 2018, 09h27. Disponível em: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,omsalertaparaproliferacaodesurtodesaramponafronteiraentrebrasilevenezuela,70002262250. Acesso em: 28 out. 2021.
CRUZ, Adriane. A queda da imunização no Brasil. Consensus. 2017. Disponível em:<https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/revistaconsensus_25_a_queda_da_imunizacao.pdf>. Acesso em: 14 set. 2020.
DUARTE, Newton. A escola de Vigotski e a educação escolar: algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da psicologia histórico-cultural. Psicologia USP, São Paulo, v.7, n.1/2, p.17-50, 1996. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34531.
Instituto de Física 213Physicae Organum, v. 8, n. 1, p. 200-215, Brasília, 2022. Acesso em: 17 out. 2021.
GALLIAZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Ciência e Educação, v. 8, n. 2, p. 237-252. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/rpxWhrW3yfVZHTY9kSVyrxS/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 27 out. 2021.
GEHLEN, Simoni Tormöhlen; DELIZOICOV, Demétrio. A dimensão epistemológica da noção de problema na obra de Vygotsky: implicações no ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 59-79. 2012. Disponível em:<https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/207/141>. Acesso em: 19 out. 2021.
IBGE. Luziânia. 2018. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/luziania/panorama. Acesso em: 03 abr. 2021.
MAZZOTTI, Alda Judith Alves. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cad. Pesq., São Paulo (77): 53-61, 1991. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6208725. Acesso em: 08 mar. 2022.
MELVILLE, Wayne; FAZIO, Xavier; BARTLEY, Anthony; Jones, Doug. Experience andreflection: preservice science teachers’ capacity for teachinginquiry. J SciTeacher Educ. 19:477-494. 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/225613582_Experience_
and_Reflection_Preservice_Science_Teachers’_Capacity_for_Teaching_Inquiry. Acesso em: 26 set. 2021.
MUNFORD, Danusa; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro e. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte. v. 09. n. 01. p. 89-111. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/ZfTN4WwscpKqvwZdxcsT84s/?lang=pt. Acesso em: 10 out. 2021.
NEVES, Rita de Araujo; DAMIANI, Magda Floriana. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista. v. 1, n. 2, 2006. Disponível em: <http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/3453/Vygotsky%20e%20as%20teorias%20da%20aprendizagem.pdf?sequence=1>. Acesso em: 19 out.2021.
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte. [online]. 2015, v. 17, n. spe, p. 49-67. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/epec/a/K556Lc5V7Lnh8QcckBTTMcq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 out.2021.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências. v. 13, n.3, p.333-352, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336559638_ALMEJANDO_A_ALFABETIZACAO_CIENTIFICA_NO_ENSINO_FUNDAMENTAL_A_PROPOSICAO_E_A_PROCURA_DE_INDICADORES_DO_PROCESSO_Aiming_at_scientific_literacy_in_elementary_school_a_proposal_and_the_search_for_indicato>. Acesso em: 22 out.2021.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências. v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/246/172>.
Acesso em: 20 out.2021.
SBIM NACIONAL. 1 Vídeo (4 min). Poliomielite. Publicado pelo canal SBIm Nacional, 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MORhliCcwAQt=3s>. Acesso em: 28 out. 2021.
SCARPA, Daniela Lopes; CAMPOS, Natália Ferreira. Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação. Estud. Av. 32 (94). Set-Dez. 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ea/a/RKrKKvjmY7MX7Q5DChtvN5N/?lang=pt>. Acesso em: 10 out. 2021.
SCARPA, Daniela Lopes; SASSERON, Lúcia Helena; SILVA, Maíra Batistoni e. O ensino por investigação e a argumentação em aulas de ciências naturais. Tópicos Educacionais, Recife, v. 23, n.1, p.7-27. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/230486/24551. Acesso em: 20 out. 2021.
SES-AM. Governo do Amazonas intensifica ações contra o sarampo e convoca população a se vacinar. Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas. 25 de fev. de 2019, 11h10. Disponível em: http://www.saude.am.gov.br/visualizar-noticia.php?id=3451. Acesso em:
out. 2021.
SILVA, Renata Custódio da; BIZERRA, Ayla Márcia Cordeiro. A experimentação investigativa como prática de ensino de Química numa perspectiva Ausubeliana e Vygotskyniana. Research, Society and Development, v. 9, n.4, e136942980. 2020. Disponível em:<https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2980/2193>. Acesso em: 20 out. 2021.
VYGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1991. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3317710/mod_resource/content/2/A%20formacao%20social%20da%20mente.pdf. Acesso em: 08 out. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).