MULHERES NA CIÊNCIA
INSPIRANDO A NOVA GERAÇÃO DE CIENTISTAS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26512/2446-564X2025e58539Palavras-chave:
Ciências, Mulheres nas ciências, Autorreconhecimento, Representatividade, EducaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo relatar histórias de mulheres que contribuíram para a evolução das ciências, enfatizando a presença delas no cenário científico da física, da química, da matemática e da biologia, enfrentando a barreira do machismo estrutural. Abordando a temática no ensino médio, objetivando oferecer um espaço de discussão, resgate, aprendizado e integração para aproximar as meninas do universo das ciências, ampliando seu interesse por essas áreas. Mediante isso, o presente trabalho abordará a história das mulheres na ciência e um plano de aula de cunho investigativo, tendo a verificativa com alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma instituição privada situada em Águas Lindas de Goiás, que procurou promover de modo mais dinâmico e ativo. Diante dos resultados coletados mediante a execução da atividade, foi possível verificar que os discentes assimilaram a importância e a necessidade de abordar a temática em sala de aula. Além disso, conseguiu indicar, a partir do autorreconhecimento, a motivação e crença de sucesso em seguir carreiras cientificas por parte de algumas alunas.
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