Simulação de fluidos com Blender para ilustração científica

Autores

  • Tiago de Sousa Araujo Cassiano Instituto de Física, Universidade de Brasília
  • Henrique Alves de Lima Instituto de Física, Universidade de Brasília
  • Alexandre Adriano Neves de Paula Instituto de Física, Universidade de Brasília
  • Leonardo Luiz e Castro Universidade de Brasília

Resumo

Professores e estudantes de Física raramente têm acesso aos serviços de um ilustrador profissional, de modo que, quando querem escrever textos didáticos, têm que criar suas próprias ilustrações. Um grande desafio que encontram é representar fluidos de forma convincente, devido à complexidade dos fenômenos ópticos e reológicos que afetam a imagem de um fluido. Blender é um programa de computador voltado à computação gráfica que inclui uma ferramenta de simulação que permite representações realísticas de fluidos em movimento. O usuário tem a opção de selecionar atributos como viscosidade, transparência e cor, além de definir obstáculos sólidos ao escoamento do fluido. Como modelo de simulação do escoamento, é possível optar entre um fluido contínuo e um fluido representado por partículas. Mostramos aqui alguns infográficos criados pelos participantes do projeto ``Simulação de fluidos com programa Blender'', parte do Programa A3M (CEAD&DEG-UnB). Esses infográficos apresentam os principais aspectos da simulação e ilustração de fluidos no Blender, ilustrados por meio de imagens produzidas no próprio programa por nossa equipe.
Oferecemos assim uma opção de programa ao qual professores e estudantes possam se dedicar para aperfeiçoar a ilustração de fluidos em seus trabalhos didáticos e científicos.

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Referências

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Publicado

2019-10-05

Como Citar

de Sousa , T., Alves, H. ., Neves, A. A. ., & Luiz e, L. (2019). Simulação de fluidos com Blender para ilustração científica. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 5(2), 25–41. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/24063