A FÍSICA NOS MODELOS DE UNIVERSIDADE
Palavras-chave:
Física, História, Universidade, Modelos de UniversidadeResumo
Ao longo dos séculos, vários modelos de universidade surgiram como adaptações a circunstâncias sociais, políticas, culturais e históricas. Fazemos aqui um breve histórico dos modelos de universidade mais importantes para nossa realidade nacional, destacando o lugar da Física e das ciências naturais nesses modelos. As universidades de Bolonha e Paris, comumente citadas como as primeiras universidades, já apresentavam diferenças importantes quanto à organização, financiamento e campos de estudo. Mais tarde, muitas universidades depararam-se com a oposição entre pesquisa e profissionalização, entre financiamento público e privado, entre currículo rígido e liberal, entre ciência pura e aplicação, entre ampliação do acesso e investimento em qualidade. Essas e outras questões foram resolvidas de diferentes formas por diferentes universidades e as soluções mais célebres configuraram modelos de funcionamento para outras universidades. O conhecimento desses modelos pode tornar mais produtivas as discussões sobre o ensino de Física, assim como de outras disciplinas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).