Medidas e análise de espectroscopia de fotoelétrons em amostras aquosas
Resumo
Espectroscopia eletrônica é o estudo da absorção de radiação eletromagnética por matéria. Através do entendimento desse processo é possível descrever propriedades da matéria como, tamanho, forma, arranjo molecular, estrutura eletrônica, entre outras. Utilizamos essa técnica em amostras líquidas, com um equipamento modificado que possibilitou essa análise. Durante o projeto, analisamos soluções de tiossulfato de sódio em concentração de 1.5 M por espectroscopia de fotoelétrons. Foram analisados espectros medidos em 2012 no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron - LNLS em Campinas-SP, na faixa espectral de 190-690 eV. Os espectros foram obtidos pelo espectrômetro de elétrons VG Scienta 4000 e foram manipulados computacionalmente através do programa IGOR Pro, versão 4.09. A análise computacional consistiu em uma preparação dos espectros medidos. Posteriormente foram analisadas, de forma análoga, medidas feitas em abril de 2013 com diferentes polarizações da luz incidente. Os espectros medidos tinham quatro picos; dois picos representando os elétrons do enxofre ligado somente ao outro enxofre e os outros dois representando elétrons do enxofre ligado aos três oxigênios. Como esperado, a energia cinética dos elétrons saídos do enxofre ligado aos oxigênios é menor, revelando uma maior energia de ligação, porque o oxigênio é mais eletronegativo que o enxofre. O experimento mostra o sucesso das modificações feitas no equipamento para analisar amostras aquosas abrindo precedentes para futuras análises estruturais. Apesar de serem vários os detalhes essenciais para permitir que a amostra líquida fosse analisada foi possível manter condições de medida quase ininterruptas durante todo o tempo de luz no laboratório.Â
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Physicae Organum : Revista dos Estudantes de Física da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).