Deduzindo d{F}=id{l}x{B}$ da eletrodinâmica de Ampère
Palavras-chave:
Força de Ampère. Eletrodinâmica. Campo Magnético.Resumo
Este artigo apresenta uma forma de deduzir a expressão, d{F}=id{l}x{B} , a partir da Força de Ampére considerando o caso geral da interação entre um circuito fechado de forma qualquer $l'$ e um elemento de corrente id{l}.Downloads
Referências
Chaib, J. P. M. C. e Assis, A. K. T. . Distorção da obra eletromagnética de Ampère nos livros didáticos. Rev. Bras. de Ensino de Física, 29(1), 65, (2007).
Williams, L. P., Ampère, André-Marie Em: Gillispie, C. C. (Ed.) Dictionary of Scientific Biography Vol.1, Nova York: Charles Scribner’s Sons, (1981) p. 139”“147.
A. K T, Assis e Chaib, J. P. M. C., Eletrodinâmica de Ampère. Campinas: Editora da Unicamp, (2011).
Braga, M., Guerra, A. e Reis, J. C. Science & Education, 21(6), 921, (2012).
Chaib, J. P. M. C. Análise do Significado e da Evolução do Conceito de Força de Ampère, juntamente com a Tradução Comentada de sua Principal Obra sobre Eletrodinâmica, Campinas, pp. 386, Tese (doutorado), Unicamp (2009).
Dias, V. H. A. e Dias, P. M. C. Rev. Bras. de Ensino de Física, 37(4), 4601, (2015).
dos Santos, H. S. T. e Gardelli, D. Cad. Bras. de Ensino de Física, 34(3), 864, (2017).
Bertrand, J. Jour. de Physique Théorique et Appliquée, 3(1), 297, (1874).
Assis, A. K. T. Eletrodinâmica de Weber. Campinas: Editora da Unicamp, (1995).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).