Reflexões

Autores

  • Oyanarte Portilho Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Física e Religião

Resumo

Faz-se um apanhado de algumas argumentações contra e a favor da existência da Divindade e da alma, e discutem-se suas implicações em relação a uma percepção coerente da vida e do Universo do ponto de vista ético-moral. Na opinião do autor, a abordagem teísta com múltiplas vidas oferece uma opção que pode trazer respostas satisfatórias diante de questões intrigantes que vêm sendo levantadas desde alguns milênios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oyanarte Portilho, Universidade de Brasília

Instituto de Física - UnB
Brasília-DF

Referências

Carl R. Rogers, “Tornar-se Pessoa” (Martins Fontes, 1976). O psicoterapeuta da nova “abordagem centrada na pessoa” reconheceu a presença do “sentido positivo” na psique humana: “(...) a lição é simplesmente esta: a experiência mostrou-me que as pessoas têm, fundamentalmente, uma orientação positiva” (p. 38).

Carlo Filice, “The Moral Case of Reincarnation”, Religious Studies 42, 45”“61 (2006) (Cambridge University Press). O autor confronta os esquemas deístas de “vida única” e de “vidas múltiplas”, com respeito a questões tais como o problema do mal e a aparente injustiça cósmica.

Carl R. Rogers, “Um Jeito de Ser” (Editora Pedagógica e Universitária-EPU, 1983). O psicoterapeuta atualizou, a um certo momento, a edição dessa obra, para rever suas concepções até então ali expressas sobre a morte e a continuação do espírito, em função de experiências por quais ele e sua esposa passaram em 1979 com um suposto sensitivo (p. 30).

Ian Stevenson, “20 Casos Sugestivos de Reencarnação” (Difusora Cultural, 1970).

Raymond Moody, “Coming Back: a Psychiatrist Explores Past-Life Journeys” (Bantam Books, 1991); Winifred Blake Lucas (ed.), “Regression Therapy: a Handbook for Professionals” (Deep Forest Press, 1993).

Eben Alexander III, “Uma Prova do Céu ”“ a Jornada de um Neurocirurgião à Vida Após a Morte” (Sextante, 2013).

João Paulo II, Encíclica Fides et Ratio: “A fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva à contemplação da verdade”.

Pierre Weil, “Lágrimas de Compaixão ”“ e a Revolução Silenciosa Continua!” (Editora Pensamento, 1999). Um dos nomes da “Psicologia Transpessoal”, o autor relata, entre outras coisas, sua transfer- ência para o Brasil, a criação da UNIPAZ em Brasília-DF, e alguns exemplos desses “sincronismos” em sua vida

Downloads

Publicado

2018-03-19

Como Citar

Portilho, O. (2018). Reflexões. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 4(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/12401

Edição

Seção

Artigos Convidados