A VIDEOANÁLISE DE UMA BOLA SALTITANTE: UM ESTUDO SOBRE AS PERDAS DE ENERGIA UTILIZANDO APLICATIVOS PARA SMARTPHONES

Autores

Palavras-chave:

Energia. Colisões. Ensino de Física. Videoanálise.

Resumo

Bolas de bilhar que se chocam, nêutrons atirados contra núcleos atômicos em um reator nuclear, o impacto de um meteoro na superfície terrestre, todos esses eventos são exemplos de colisões, um assunto nem sempre bem compreendido pelos estudantes das escolas secundárias. Este trabalho apresenta uma atividade experimental para alunos do ensino secundário com o objetivo de consolidar o estudo de colisões e nortear a ação pedagógica dos professores. Atualmente, a maioria dos estudantes possui um smartphone, cuja utilização na sala de aula para fins de comunicação e redes sociais, tem sido compreensivelmente restringida nas escolas brasileiras. Entretanto podemos utilizar este instrumento como um recurso didático com várias vantagens, principalmente em escolas que sofrem com a falta de laboratórios de ciências. Esses aparelhos possuem diversos sensores e aplicativos que podem facilitar a aprendizagem e o ensino de Física, embora não tenham sido fabricados com este propósito. A possibilidade de realizar experimentos utilizando smartphones, faz com que os alunos adquiram uma maior capacidade de lidar com múltiplas representações, permitindo-lhes desempenhar um papel mais ativo nos processos de resolução de problemas. Foram utilizados dois aplicativos de videoanálises para estudar as perdas de energia em uma colisão entre uma bola de tênis e uma mesa. Obtivemos e analisamos as velocidades em cada eixo, as alturas máximas alcançadas pela bola, a perda de energia cinética após cada impacto com a mesa e o coeficiente de restituição da colisão. A utilização dos recursos do smartphone permitiu estabelecer uma interação entre a teoria e a aplicação do conhecimento físico a situações concretas, possibilitando o aprendizado com diferentes representações como gráficos, diagramas, tabelas, imagens e o próprio vídeo. Isso permitiu aos alunos desempenhar um papel mais ativo a partir da utilização do smartphone como instrumento de medição e análise. Podemos concluir que inserir recursos tecnológicos nas aulas é um caminho simples e possível a todo professor. Esperamos que este trabalho norteie a ação pedagógica dos professores, reduzindo o fosso entre a Ciência e a experiência cotidiana através das tecnologias presentes no dia-a-dia dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Adeil Gomes de Araújo, Secretaria de Educação Básica do Ceará- SEDUC

Professor da rede pública estadual do estado do Ceará e aluno do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC)/UECE, polo 23, bolsista da CAPES

Meirivâni Meneses de Oliveira, Secretaria de Educação Básica do Ceará- SEDUC

Professora de Matemática da rede pública do estado do Ceará e aluna do mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC).
EEFM Anísio Teixeira
Rua Rio Grande do Sul, 680, Pan Americano, Fortaleza - CE 
CEP: 60441-380

Eloneid Felipe Nobre, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Física, professora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC) - UFC Campus do Pici, BL 902
Av. Mister Hull, s/n - Pici, Fortaleza - CE, 60455-760

Alexandre Gonçalves Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Física, professor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC)/UECE. Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central,
Universidade Estadual do Ceará- UECE
Rua José de Queiroz Pessoa, Nº 2554 - Planalto Universitário, Quixadá-CE
CEP: 63.900-000

Marcony Silva Cunha, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutor em Física, professor  titular da UECE, coordenador do Grupo de Estudos em Mecânica Quântica (GEMQ) e Grupo de Física Teórica (GFT).

Departamento de Física, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Av. Dr. Silas Munguba,1700, Itaperi, 60714-903, Fortaleza-CE

Referências

Sears, Zemansky, Física, Vol. 01, 12ª Edição. Pearson, 2009.
Rath, G; Smartphones in Physikunterricht, PLUS LUCIS, 1-2, 2015, p. 8-13. Disponível em:. Último acesso: 11 de fevereiro de 2018.
Kunh, J; Muller, A.; Hirth, M.; Hochberg, K.; Klein, P.; Molz, A. Naturwissenschaften im Unterricht Physik: Materialien & Methoden. Experimentieren mit Smartphone und Tablet-PC. p. 4-9, v. 145, Feb, 2015.
Hirth, M.; Kunh, J; Müller, A.; Rohs, M.; Klein, P, iMobilePhysics:Seamless Learning durch Experimente mit Smartphones & Tablets in Physik, ZFHE Jd.11, n. 4, August 2016, p. 17-37. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/308723033_iMobilePhysics_Seamless_Learning_durch_Experimente_mit_Smartphones_Tablets_in_Physik >. Último acesso: 11 de fevereiro de 2018.
Klein, P; Kunh, J; Muller, A.; Gröber, S., Video Analysis Exercises in regular Introductory Physics Courses: Effects of Conventional Methods and Possibilities of Mobile Devices, p. 270-288, Multidisciplinary Research on Teaching and Learning, 2015. Disponível em:< https://link.springer.com/chapter/10.1057/9781137467744_15 >. Último acesso: 11 de fevereiro de 2018.
Araújo, F.A.G; Oliveira, M.M.; Nobre, E.F.; Pinheiro, A.G.; Cunha, M.S. Estudo do Movimento com o Aplicativo VidAnalysis: Possibilidades no Estudo de Lançamento de projéteis. Revista do Professor de Física. v1, n.2, 2017. Disponível em: . Último acesso em: 11 de Fevereiro de 2018.
Princeton University, Physics 101 Lab Manual, Setembro, 2009. Disponível em: < http://www.physics.princeton.edu/~mcdonald/examples/ph101_2013/Labs/PHY101_2013_Lab_Manual.pdf>. Último acesso: 11 de fevereiro de 2018.

Downloads

Publicado

2018-08-17

Como Citar

Araújo, F. A. G. de, Oliveira, M. M. de, Nobre, E. F., Pinheiro, A. G., & Cunha, M. S. (2018). A VIDEOANÁLISE DE UMA BOLA SALTITANTE: UM ESTUDO SOBRE AS PERDAS DE ENERGIA UTILIZANDO APLICATIVOS PARA SMARTPHONES. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 4(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/11820