A VIDEOANÁLISE DE UMA BOLA SALTITANTE: UM ESTUDO SOBRE AS PERDAS DE ENERGIA UTILIZANDO APLICATIVOS PARA SMARTPHONES
Palavras-chave:
Energia. Colisões. Ensino de Física. Videoanálise.Resumo
Bolas de bilhar que se chocam, nêutrons atirados contra núcleos atômicos em um reator nuclear, o impacto de um meteoro na superfície terrestre, todos esses eventos são exemplos de colisões, um assunto nem sempre bem compreendido pelos estudantes das escolas secundárias. Este trabalho apresenta uma atividade experimental para alunos do ensino secundário com o objetivo de consolidar o estudo de colisões e nortear a ação pedagógica dos professores. Atualmente, a maioria dos estudantes possui um smartphone, cuja utilização na sala de aula para fins de comunicação e redes sociais, tem sido compreensivelmente restringida nas escolas brasileiras. Entretanto podemos utilizar este instrumento como um recurso didático com várias vantagens, principalmente em escolas que sofrem com a falta de laboratórios de ciências. Esses aparelhos possuem diversos sensores e aplicativos que podem facilitar a aprendizagem e o ensino de Física, embora não tenham sido fabricados com este propósito. A possibilidade de realizar experimentos utilizando smartphones, faz com que os alunos adquiram uma maior capacidade de lidar com múltiplas representações, permitindo-lhes desempenhar um papel mais ativo nos processos de resolução de problemas. Foram utilizados dois aplicativos de videoanálises para estudar as perdas de energia em uma colisão entre uma bola de tênis e uma mesa. Obtivemos e analisamos as velocidades em cada eixo, as alturas máximas alcançadas pela bola, a perda de energia cinética após cada impacto com a mesa e o coeficiente de restituição da colisão. A utilização dos recursos do smartphone permitiu estabelecer uma interação entre a teoria e a aplicação do conhecimento físico a situações concretas, possibilitando o aprendizado com diferentes representações como gráficos, diagramas, tabelas, imagens e o próprio vídeo. Isso permitiu aos alunos desempenhar um papel mais ativo a partir da utilização do smartphone como instrumento de medição e análise. Podemos concluir que inserir recursos tecnológicos nas aulas é um caminho simples e possível a todo professor. Esperamos que este trabalho norteie a ação pedagógica dos professores, reduzindo o fosso entre a Ciência e a experiência cotidiana através das tecnologias presentes no dia-a-dia dos alunos.
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Referências
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