A Genialidade Contraditória de Antifonte

Autores

  • Ana Alyce Pereira Saraiva Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Contradição;, Discursos;, Antifonte;, Diálogos;, Platão

Resumo

Este trabalho visa descobrir como nasce o conceito da Contradição na Grécia antiga e como acontece este fenômeno, através da análise da obra Testemunhos, fragmentos, discursos de autoria do sofista Antifonte. A contradição é um fenômeno de difícil apreciação, porém, a capacidade da contradição em desenvolver ideias novas e opostas na mente das pessoas em virtude da incompatibilidade encontrada em um mesmo fato, incutiu o anseio em se explorar esse fenômeno. Assim, busca-se através desta pesquisa expandir nosso modo de interpretação, através do estudo acerca dos sofistas e seus métodos juntamente com a análise de diálogos traçados por Antifonte, almejando-se desbravar essa árdua missão no que tange a conceituação da contradição. Na perspectiva que aqui se esboça, creio que será de extrema relevância para uma conclusão satisfatória a observância da prática de discursos tidos como contraditórios e o modo de se interpretá-los, o exame de discursos conflitantes entre duas teses apresentadas de modo plausível e concreto que possuem elementos em comuns e também dissonantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Alyce Pereira Saraiva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Referências

ANTIFONTE. Testemunhos, fragmentos, discursos. Trad. Luís Felipe Bellintani Ribeiro. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

PLATÃO. Eutidemo. Texto estabelecido e anotado por John Burnet. Trad. Maura Inglésias. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, Loyola, 2011.

ARAÚJO, C. Da Arte ”“ uma leitura do Górgias de Platão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.

CASERTANO, G. Sofista. São Paulo: Paulus, 2010.

CASSIN, Barbara. O Efeito Sofístico, filosofia, retórica, literatura. Trad. Ana Lúcia de Oliveira, Maria Cristina Franco Ferraz e Paulo Pinheiro. São Paulo: Ed. 34, 2005.

GRAÇA, José Augusto Ribeiro Antifonte e o movimento sofista : trabalho de síntese / Jose Augusto Caiado Ribeiro Graca.- [Porto] : [Edição do Autor], 1993-1994.

KERFERD, G.B. O Movimento Sofista. Trad. Margarida Oliva. Ediçoes Loyola, 2003.

MARQUES, Marcelo P. (Org.) Teorias da imagem na antiguidade. São Paulo: Paulus Ed., 2012.

MURCHO, Desidério. O que é uma Lei da Natureza?. Disponível em:.

RIBEIRO, L. F. B. Um Antifonte Múltiplo. In Anais de Filosofia Clássica, 2008. Acesso em: 12 de out.

SILVA, Anna. Persuasão e responsabilidade: itinerários de uma epopeia trágica e filosófica em Antifonte. Tese (doutorado) Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade Filosofia e Ciências Humanas, 2014.

Downloads

Publicado

2016-11-07

Como Citar

Saraiva, A. A. P. (2016). A Genialidade Contraditória de Antifonte. PHAINE: Revista De Estudos Sobre Antiguidade, 1(1), 30–50. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/phaine/article/view/7182

Edição

Seção

Artigos