REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Palavras-chave:
Família. Escola. Desenvolvimento Infantil. Psicologia Histórico-Cultural.Resumo
O presente artigo é fruto das reflexões realizadas na disciplina Psicologia Histórico-Cultural, Educação e Subjetividade, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Como resultado das discussões sobre os diversos elementos envolvidos nos processos de aprendizagem e desenvolvimento infantil, buscou-se investigar, através de revisão bibliográfica, a relação entre família e escola à luz do aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural, a fim de compreender sua importância no processo referido e sua construção histórica, cultural e social. Foi possível compreender que tanto os embates históricos das organizações familiares e da educação estão relacionados ao modo de produção e economia vigente, como também a história da educação constituiu-se de maneira a atender as necessidades econômicas e políticas de cada época. Doravante, a escola e a família devem estar conscientes de seus papeis na introdução da criança à cultura e, portanto, na transição de sua condição ‘homizada’ para ‘humanizada’.
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