Diáspora Brasileira: uma diáspora Afro-Ameríndia
Resumo
A proposta desse artigo é apresentar uma primeira discussão no corpo inaugural desta revista, a fim de articular outros pontos de vista associados, principalmente, aos temas: desenvolvimento e sociedade, em particular, no Brasil. A forma discursiva privilegiada neste artigo procurou corresponder à vertente interdisciplinar ou multidisciplinar, objetivada pela linha editorial da revista e, assim, tanto quanto possível, a partir da abordagem sociohistoriográfica presente nas reflexões e análises. Nesse sentido dois conceitos fundamentais são apresentados, quais sejam, a diáspora brasileira e a diáspora afro-ameríndia. Esses conceitos permitem uma releitura sobre a História Social e Cultural Brasileira, especialmente, quando reconsiderados alguns aspectos relativos à geopolítica brasileira, à s retomadas dos territórios e a luta pelas demarcações dos territórios ameríndios e quilombolas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao enviar um trabalho, o/a autor/a automaticamente abre mão de seus direitos autoriais patrimoniais sobre aquele em prol da Revista, que poderá publicá-lo em qualquer meio,
sendo que os direitos autorais dos trabalhos não publicados são devolvidos ao autor quando o trabalho não for selecionado pelo Conselho Editorial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a decisão de publicação - mas nunca durante os processos editoriais -, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores mantêm os direitos autorais sobre as fotografias apresentadas em ensaios fotográficos, devendo seguir as indicações nos itens anteriores.