Desenvolvimento, subdesenvolvimento, mau-desenvolvimento e pós-desenvolvimento: um olhar transdisciplinar sobre o debate e suas implicações.
Resumo
Neste artigo são analisados alguns dos problemas teóricos e metodológicos associados ao debate sobre a noção de desenvolvimento, a luz da experiência das últimas décadas, assim como das influências que tem sobre sua conceitualização. Partindo das origens e dos fundamentos da noção de progresso no pensamento clássico, este ensaio descreve o paulatino reducionismo que o conceito de desenvolvimento vem sofrendo, assim como as insuficiências de outras categorias de analises ”“ como o subdesenvolvimento ”“ para explicar os problemas que afetam, na atualidade, o bem estar das sociedades humanas. Debate-se as limitações que representam tanto as atuais correntes dominantes como os chamados enfoques pós-desenvolvimentistas, apresentando alguns dos principais problemas metodológicos aos que visam propor noções alternativas de desenvolvimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao enviar um trabalho, o/a autor/a automaticamente abre mão de seus direitos autoriais patrimoniais sobre aquele em prol da Revista, que poderá publicá-lo em qualquer meio,
sendo que os direitos autorais dos trabalhos não publicados são devolvidos ao autor quando o trabalho não for selecionado pelo Conselho Editorial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a decisão de publicação - mas nunca durante os processos editoriais -, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores mantêm os direitos autorais sobre as fotografias apresentadas em ensaios fotográficos, devendo seguir as indicações nos itens anteriores.