Segurança em laboratório no contexto da extensão universitária

Authors

Keywords:

vidrarias, gerenciamento, reagentes, resíduos, EPIs

Abstract

A Segurança Química (SQ) é um conjunto de normas e práticas elaboradas para garantir o bem-estar humano e a preservação do meio ambiente, abordando o gerenciamento de resíduos e as boas práticas de laboratório. Historicamente, a importância cresceu frente à poluição química e à exposição a produtos perigosos. No entanto, os acidentes ainda são frequentes, o que sugere negligência. Como uma tentativa de combatê-las (e acidentes por elas proporcionados) a extensão universitária propõe intervenções, como o minicurso "Segurança em Laboratórios Químicos", que visou a conscientização sobre saúde laboral e meio ambiente pela promoção da segurança nos laboratórios. Neste minicurso destacou-se a necessidade de reforçar a formação dos profissionais de Química, especialmente no que diz respeito à segurança nos laboratórios e ao gerenciamento de resíduos. Embora os participantes reconheçam a importância desses temas, muitos enfrentam dificuldades no manuseio adequado das vidrarias, evidenciando lacunas no aprendizado. A baixa adesão ao curso, com apenas 5 participantes frequentando ambos os períodos, sugere a possibilidade de oferecer duas modalidades distintas: um com foco em Segurança e Boas Práticas de Laboratórios e outra abordando exclusivamente o Gerenciamento de Resíduos. As dinâmicas lúdicas desempenharam um papel crucial na atividade, estimulando a criatividade dos participantes e tornando o processo mais envolvente. Houve uma clara preferência pelos momentos de dinâmica em comparação com as aulas expositivas, o que sugere a eficácia desse método em promover o engajamento dos alunos. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) também se mostrou promissora, oferecendo uma oportunidade para uma abordagem mais interativa e estimulante dos conteúdos. O minicurso despertou nos participantes uma maior conscientização sobre a importância da SQ, contribuindo para a educação ambiental e a proteção da saúde pública. Além disso, ele demonstrou um potencial significativo para inspirar a produção de trabalhos e tecnologias no campo da Segurança Química, estabelecendo uma conexão valiosa entre a universidade e a sociedade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luis Henrique Carvalho Portela, UnB

Estudante de graduação em Licenciatura em Química

Fernanda Amorim de Lima, UnB

Estudante de graduação em Bacharel em Química (UnB)

Renata Pascoal Illanes Tormena, UnB

Licenciada e Bacharel em Química pela UFRJ,

Mestre em Química pela UFRJ,

Doutora em Ciências e Tecnologias em Saúde pela UnB 

Daví Alexsandro Cardoso Ferreira, UnB

Bacharel em Química, Mestre e Doutor em Ciências pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Evelyn Jeniffer de Lima Toledo, UnB

Graduada em Licenciatura em Química (UFLA)
Mestre em Química (USP)
Doutora em Química (UFSCar)
Professora do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEduC)

References

AGRA, G. et al. Analysis of the concept of Meaningful Learning in light of the Ausubel's Theory. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, n. 1, p. 248–255, jan. 2019.

ANDRÉ, S. C. da S.; VEIGA, T. B.; TAKAYANAGUI, A. M. M. Geração de Resíduos de Serviços de Saúde em hospitais do município de Ribeirão Preto (SP), Brasil. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 21, n. 1, p. 123–130, jan. 2016.

ANJOS, J. A. A importância das atividades lúdicas nas aulas de educação física no processo ensino aprendiza-gem. 2013. Monografia (Licenciatura em Física). Universidade de Brasília. Ariquemes, Rondônia, 2013.

ATKINS, Peter; JONES, Loretta; LAVERMAN, Leroy. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2018.

AL-HAJJ, Samar et al. Beirut Ammonium Nitrate Blast: Analysis, Review, and Recommendations. Frontiers in Public Health, v. 9, p. 1-11, jun.,2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10004: resíduos sólidos - classificação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14725-3: Produtos químicos - Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente parte 3: rotulagem. Rio de Janeiro, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14725-4: Produtos químicos - Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente Parte 4: Ficha de informações de segurança de produtos químicos (FISPQ). Rio de Janeiro, 2010.

BERTOTTI, Mauro. Explosão em Beirute: quando a negligência se transforma em tragédia. Jornal da USP, 06 ago. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/explosao-em-beirute-quando-a-negligencia-se-transforma-em-tragedia/. Acesso em: 13/03/2024.

CARVALHO, P. R. Boas práticas químicas em biossegurança. Rio de Janeiro: Interciência, 1999.

FIOCRUZ. N. de B. Segurança química. Rio de Janeiro. 2021. Disponível em: http://biosseguranca.ensp.fiocruz.br/seguranca-quimica. Acesso em: 06/03/2024.

FREITAS, C. M. de et al. Segurança química, saúde e ambiente: perspectivas para a governança no contexto brasileiro. Cadernos de Saúde Pública, v. 18, n. 1, p. 249–256, jan. 2002.

MACHADO, J. C. Curso Introdutório de Físico-Química Experimental. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

MACHADO, P.F.L.; MÓL, G.S. Experimentando Química com Segurança. Química Nova, n. 27, p. 57-60, 2008.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nº 222, 28 de março de 2018. Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União. ano 2018.

PAULA, V. R. et al. Manual de Gerenciamento de Resíduos Químicos. 1 ed. Juiz de Fora: 2018.

REGIANI, A. M.; MÓL, G. DE S. Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química. Ci-ência & Educação (Bauru), v. 19, n. 1, p. 123–134, 2013.

SAQUETO, K. C. Estudo dos resíduos perigosos do campus de Araras da Universidade Federal de São Carlos visando a sua gestão. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) -UFSCar, São Carlos, 2010.

STEIL, C. A.; TONIOL, R. Além dos humanos: reflexões sobre o processo de incorporação dos direitos am-bientais como direitos humanos nas conferências das Nações Unidas. Horizontes Antropológicos, v. 19, n. 40, p. 283–309, jul. 2013.

VASCONCELLOS, Rui Antônio Jucá Pinheiro de. O Brasil e o regime internacional de segurança química. Rui Antônio Jucá Pinheiro de Vasconcellos. Brasília: FUNAG, 2014.

WALLAU, W. M.; SANTOS JÚNIOR, J. A. dos. O sistema globalmente harmonizado de classificação e rotu-lagem de produtos químicos (GHS): uma introdução para sua aplicação em laboratórios de ensino e pes-quisa acadêmica. Química Nova, v. 36, n. 4, p. 607–617, 2013.

Published

2024-07-26

How to Cite

CARVALHO PORTELA, Luis Henrique; AMORIM DE LIMA, Fernanda; PASCOAL ILLANES TORMENA, Renata; CARDOSO FERREIRA, Daví Alexsandro; LIMA TOLEDO, Evelyn Jeniffer de. Segurança em laboratório no contexto da extensão universitária. Participação, [S. l.], v. 1, n. 41, p. 62–77, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/53140. Acesso em: 23 nov. 2024.