Uma revisão sistemática sobre a relação entre a presença de vegetação e o desempenho acadêmico
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n30.2021.17Mots-clés :
vegetação, estresse, atenção, desempenho escolarRésumé
A disparidade entre resultados de alunos de escolas públicas e particulares é facilmente notada nas avaliações de ingresso ao ensino superior. Diversos estudos relacionam a influência do espaço físico sobre a capacidade de concentração e aprendizagem. Por sua vez, a Teoria de Restauração da Atenção aponta ganhos no desempenho com o uso de intervalos entre atividades. Esse efeito pode ser potencializado pela presença de vegetação. Fator que pode orientar novas medidas a respeito do posicionamento físico da unidade escolar e seus componentes essenciais. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, baseada no sistema Prisma, selecionando 18 artigos com o objetivo de identificar qual é o vínculo entre a vegetação e o desempenho acadêmico. Esses artigos descrevem tipo de vegetação, sua posição e o momento de contato com ela, relacionando esses fatores com o desempenho. Foram encontradas correlações positivas com vegetações localizadas em buffers de até 4,8 km, em contatos do tipo passivo e ativo. A faixa etária parece interferir diretamente na dimensão do buffer efetivo. Os resultados mostram conclusões variadas a respeito do impacto do espaço verde na performance acadêmica. Há um número limitado de publicações, com metodologias diversas. As recomendações para pesquisas futuras incluem testar a influência da presença de vegetação em novos contextos climáticos e socioculturais.
Téléchargements
Références
ALVARES, Sandra Leonora et al. Programando a arquitetura escolar: a relação entre ambientes de aprendizagem, comportamento humano no ambiente construído e teorias pedagógicas. 2016.
ALVES, Maria Teresa Gonzaga et al. Fatores familiares e desempenho escolar: uma abordagem multidimensional. DADOS-Revista de Ciências Sociais, v. 56, n. 3, p. 571-603, 2013.
Brasil, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Pedagógico: Enem 2011-2012 - Brasília, DF: Inep, 2015.
BROWNING, Matthew HEM; RIGOLON, Alessandro. School green space and its impact on academic performance: A systematic literature review. International journal of environmental research and public health, v. 16, n. 3, p. 429, 2019.
BROWNING, Matthew; LEE, Kangjae. Within what distance does “greenness” best predict physical health? A systematic review of articles with GIS buffer analyses across the lifespan. International journal of environmental research and public health, v. 14, n. 7, p. 675, 2017.
CHERRIE, Mark PC et al. Association between the activity space exposure to parks in childhood and adolescence and cognitive aging in later life. International journal of environmental research and public health, v. 16, n. 4, p. 632, 2019.
COLEY, Rebekah Levine; SULLIVAN, William C.; KUO, Frances E. Where does community grow? The social context created by nature in urban public housing. Environment and behavior, v. 29, n. 4, p. 468-494, 1997.
DADVAND, Payam et al. Lifelong residential exposure to green space and attention: a population-based prospective study. Environmental health perspectives, v. 125, n. 9, p. 097016, 2017.
EVANS, Gary W. Child development and the physical environment. Annu. Rev. Psychol., v. 57, p. 423-451, 2006.
GALVÃO, Taís Freire; PANSANI, Thais de Souza Andrade; HARRAD, David. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, p. 335-342, 2015.
GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Avaliação da qualidade da evidência de revisões sistemáticas. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, p. 173-175, 2015.
GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, p. 183-184, 2014.
HODSON, Cody B.; SANDER, Heather A. Green urban landscapes and school-level academic performance. Landscape and Urban Planning, v. 160, p. 16-27, 2017.
JIANG, Bin et al. A dose-response curve describing the relationship between urban tree cover density and self-reported stress recovery. Environment and behavior, v. 48, n. 4, p. 607-629, 2016.
JIANG, Bin; SCHMILLEN, Rose; SULLIVAN, William C. How to waste a break: Using portable electronic devices substantially counteracts attention enhancement effects of green spaces. Environment and Behavior, v. 51, n. 9-10, p. 1133-1160, 2019.
JOHNSON, Shannon A. et al. Quasi-randomized trial of contact with nature and effects on attention in children. Frontiers in psychology, v. 10, p. 2652, 2019.
KAPLAN, Stephen. Aesthetics, affect, and cognition: Environmental preference from an evolutionary perspective. Environment and behavior, v. 19, n. 1, p. 3-32, 1987.
KAPLAN, Stephen. The restorative benefits of nature: Toward an integrative framework. Journal of environmental psychology, v. 15, n. 3, p. 169-182, 1995.
KUO, Frances E.; SULLIVAN, William C. Aggression and violence in the inner city: Effects of environment via mental fatigue. Environment and behavior, v. 33, n. 4, p. 543-571, 2001.
KUO, Frances E.; SULLIVAN, William C. Environment and crime in the inner city: Does vegetation reduce crime?. Environment and behavior, v. 33, n. 3, p. 343-367, 2001.
KUO, Ming; BROWNING, Matthew HEM; PENNER, Milbert L. Do lessons in nature boost subsequent classroom engagement? Refueling students in flight. Frontiers in psychology, v. 8, p. 2253, 2018.
KUO, Ming et al. Might school performance grow on trees? Examining the link between “greenness” and academic achievement in urban, high-poverty schools. Frontiers in psychology, v. 9, p. 1669, 2018.
KWEON, Byoung-Suk et al. The link between school environments and student academic performance. Urban Forestry & Urban Greening, v. 23, p. 35-43, 2017.
LEUNG, Wing Tuen Veronica et al. How is environmental greenness related to students' academic performance in English and mathematics?. Landscape and Urban Planning, v. 181, p. 118-124, 2019.
LI, Dongying et al. Beyond the school grounds: Links between density of tree cover in school surroundings and high school academic performance. Urban forestry & urban greening, v. 38, p. 42-53, 2019.
LI, Dongying; SULLIVAN, William C. Impact of views to school landscapes on recovery from stress and mental fatigue. Landscape and urban planning, v. 148, p. 149-158, 2016.
LIAO, Jiaqiang et al. Residential exposure to green space and early childhood neurodevelopment. Environment international, v. 128, p. 70-76, 2019.
LINDBERG, Casey M. et al. Effects of office workstation type on physical activity and stress. Occupational and environmental medicine, v. 75, n. 10, p. 689-695, 2018.
LIU, Qunyue et al. The relationship between self-rated naturalness of university green space and students’ restoration and health. Urban Forestry & Urban Greening, v. 34, p. 259-268, 2018.
MACNAUGHTON, Piers et al. Impact of particulate matter exposure and surrounding “greenness” on chronic absenteeism in Massachusetts public schools. International journal of environmental research and public health, v. 14, n. 2, p. 207, 2017.
MAGALHÃES, M. T. Q. Introdução à Mobilidade Urbana in REABILITA - Curso de pós-graduação lato sensu em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília. Brasília, 2019.
MARKEVYCH, Iana et al. Access to urban green spaces and behavioural problems in children: Results from the GINIplus and LISAplus studies. Environment international, v. 71, p. 29-35, 2014.
MATSUOKA, Rodney H. Student performance and high school landscapes: Examining the links. Landscape and urban planning, v. 97, n. 4, p. 273-282, 2010.
NORWOOD, Michael Francis et al. A narrative and systematic review of the behavioural, cognitive and emotional effects of passive nature exposure on young people: Evidence for prescribing change. Landscape and Urban Planning, v. 189, p. 71-79, 2019.
PEREIRA, Mauricio Gomes; GALVÃO, Taís Freire. Extração, avaliação da qualidade e síntese dos dados para revisão sistemática. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, n. 3, p. 577-578, 2014.
PEREIRA, Mauricio Gomes; GALVÃO, Taís Freire. Heterogeneidade e viés de publicação em revisões sistemáticas. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, p. 775-778, 2014.
PUHAKKA, Riikka et al. Greening of daycare yards with biodiverse materials affords well-being, play and environmental relationships. International journal of environmental research and public health, v. 16, n. 16, p. 2948, 2019.
RIBEIRO, R. J. da C. Análise Espacial em Apoio à Reabilitação e ao Planejamento Urbano in REABILITA - Curso de pós-graduação lato sensu em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília. Brasília, 2019.
SIVARAJAH, Sivajanani; SMITH, Sandy M.; THOMAS, Sean C. Tree cover and species composition effects on academic performance of primary school students. PLoS One, v. 13, n. 2, p. e0193254, 2018.
SMITH, Richard; BRADLEY, Graham. The influence of thermal conditions on teachers’ work and student performance. Journal of Educational Administration, 1994.
SOUZA, Graziele Peixoto; ORELLANA, Vivian dos Santos Queiroz; LEIVAS, Pedro Henrique Soares. IMPACTO DO BULLYING NA PERFOMANCE ESCOLAR. 2017.
STAMEN, T. Graffiti deterrent proposed by horticulturalist [Press release]. Riverside: University of California, Riverside, 1993.
TALLIS, Heather et al. Are California elementary school test scores more strongly associated with urban trees than poverty?. Frontiers in psychology, v. 9, p. 2074, 2018.
ULRICH, Roger S. et al. Stress recovery during exposure to natural and urban environments. Journal of environmental psychology, v. 11, n. 3, p. 201-230, 1991.
VAN DEN BERG, Agnes E. et al. Green walls for a restorative classroom environment: a controlled evaluation study. Environment and Behavior, v. 49, n. 7, p. 791-813, 2017.
WALLNER, Peter et al. Reloading pupils’ batteries: Impact of green spaces on cognition and wellbeing. International journal of environmental research and public health, v. 15, n. 6, p. 1205, 2018.
WESTMAN, Jessica et al. Children’s affective experience of every-day travel. Journal of transport geography, v. 29, p. 95-102, 2013.
WU, Chih-Da et al. Linking student performance in Massachusetts elementary schools with the “greenness” of school surroundings using remote sensing. PloS one, v. 9, n. 10, p. e108548, 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).