Inclusão digital no ensino de iluminação natural

Auteurs-es

  • João Roberto Gomes de Faria Sant'Ana

DOI :

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n11.2014.12090

Mots-clés :

Ensino, Conforto visual, Modelagem computacional

Résumé

As atividades de ensino/aprendizado de iluminação natural do ambiente construído em cursos de Arquitetura e Urbanismo exigem do aluno a capacidade de abstrair os efeitos da luz no dia distribuídos no espaço tridimensional que está em projeto. Diversas ferramentas e técnicas podem ser usadas para facilitar a compreensão dos fenômenos envolvidos, dentre as quais a simulação computacional. Este artigo relata a inclusão digital do ensino de iluminação natural no curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru (FAAC) da UNESP ”“ Universidade Estadual Paulista, ocorrida a partir de 2010. Essa inclusão envolveu a utilização de software gratuito, especificamente dos programas DIALux e SketchUp+Radiance, ambos com saídas gráficas para visualização das cenas iluminadas e para análise de resultados. O modelo gráfico é exportado do SketchUp para o Radiance através de um plugin e para a simulação da iluminação foi desenvolvida uma interface amigável para ambiente Microsoft Windows. O processo de inclusão digital está consolidado, com ampla aceitação por parte dos alunos, para os quais a simulação computacional facilita o entendimento da relação entre a luz do dia e o ambiente construído e auxilia no projeto de elementos de controle da iluminação natural.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2014-08-14

Comment citer

Sant’Ana, J. R. G. de F. (2014). Inclusão digital no ensino de iluminação natural. Paranoá, 7(11), 123–133. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n11.2014.12090

Numéro

Rubrique

Projeto e Planejamento

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.