Deslocamento e pertencimento
o lugar de passagem em Rio Doce / CDU
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.04Palabras clave:
Lugar de passagem, Espaço Urbano, Deslocamento, PertencimentoResumen
Esse trabalho trata da representação fílmica de pertencimento do sujeito no espaço nas imagens construídas pelo cinema pernambucano contemporâneo com o objetivo de discutir sobre a noção de lugar de passagem e as implicações subjetivas relacionadas à identidade do sujeito em sua relação com determinado espaço urbano. O lugar de passagem aqui é o construído no filme/documentário pernambucano Rio Doce/CDU (2013), roteirizado e dirigido por Adelina Pontual. Parte-se da análise das imagens em movimento do e no espaço urbano de duas cidades pernambucanas: Olinda e Recife, consideradas no âmbito de uma representação através da qual os espaços filmado e projetado (no sentido cinemático e geográfico) está envolto em uma moldura cultural de percepção do espaço vivido e imaginado que possibilita novos entendimentos sobre identidade e pertencimento ao lugar. Consideramos o entrecruzamento das imagens urbanas no filme, por meio da análise crítica do discurso a partir de uma “espacialidade do lugar”, que evidentemente é construída culturalmente, e estabelecemos parâmetros de entendimento da relação posta entre as imagens em movimento do espaço urbano, a experiência humana de deslocamento no espaço, e a imaginação geográfica constituída a partir da representação da experiência espacial e da identidade do lugar.
Descargas
Citas
MORTIMER, J. Arquiteturas do Olhar. Belo Horizonte: C/Arte, 2017.
PASSOS, E.; KASTRUP, L. E. Pistas do Método da Cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009.
SUPPIA, A. Cartografias para a Ficção Científica Mundial: cinema e literatura. São Paulo: Alameda, 2017.
SUPPIA, A. Cinema(s) Independente(s): Cartografias para um Fenômeno Audiovisual Global. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).