“Da realidade ao sonho”: uma tentativa de planejamento participativo do parcelamento do solo para a Ecoagrovila Renascer desenvolvido pelo EMAU/CASAS/FAU/UnB

Autores/as

  • Liza Maria Souza de Andrade CASAS/FAU/UNB
  • Vânia Raque l Teles Loureiro CASAS/FAU/UNB
  • Caio Frederico Silva CASAS/FAU/UNB
  • Luiz Felipe Machado CASAS/FAU/UNB

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n17.2016.07

Palabras clave:

Ecoagrovila Renascer, Projeto participativo, Desenho de ecovilas

Resumen

Este trabalho trata do planejamento do parcelamento do solo de forma participativa para a Ecoagrovila Renascer, desenvolvido pelo escritório modelo CASAS no âmbito da disciplina de PEMAU[1]. A demanda surgiu por inciativa do Movimento Rio São Bartolomeu Vivo que trabalha com comunidades na bacia hidrográfica visando a regeneração das margens dos córregos da região, bem como da necessidade de buscar apoio no processo de planejamento junto ao INCRA (portaria nº 321/1997) nos moldes do Projeto de Assentamento Casulo. A tipologia de assentamento trata de garantir um espaço de desenvolvimento compartilhado e descentralizado onde serão exploradas atividades agroecológicas economicamente viáveis e ecologicamente sustentáveis, com atividades agropecuárias e desenvolvimento de comunidades mais justas e conscientes. O objetivo deste artigo é demonstrar o processo de planejamento baseado no conceito de Ecovila e princípios de sustentabilidade para o desenho do lugar com introdução de metodologias participativas, que envolveu estudantes e assentados do Movimento de Apoio à Trabalhadora e ao Trabalhador ”“ MATR. Foram desenvolvidas quatro propostas para 40 e 50 famílias, de 2 a 2,5 hectares por lote, em quatro níveis de realidade distintos ”“ da realidade concreta do assentamento ao sonho comunitário dos moradores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALEXANDER, Christopher; ISHIKAWA Sara; Murray, SILVERSTEIN; JACOBSON, Max; FIKSDAHL-KING, Ingrid; ANGEL, Shlomo. A Pattern Language. New York: Oxford University Press, 1977.

ALEXANDER, Christopher. Urbanismo y parcipación. Colección Punto y Línea. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 1978.

ANDRADE, Liza Maria Souza de. Agenda verde X Agenda marrom: inexistência de princípios ecológicos para o desenho de assentamentos urbanos. Dissertação (Mestrado) PPG-FAU/UnB. Brasília, 2005.

ANDRADE, Liza Maria Souza de. Conexões dos padrões espaciais dos ecossistemas urbanos. Tese de doutorado PPG-FAU/UnB. Brasília, 2014.

BRASIL, Relatório de Viabilidade Ambiental do Imóvel ”“ RVA. Fazenda salvia gleba 127. Assentamentos rurais: Renascer e Palmares.

HOLANDA, Frederico Borges. Os 10 mandamentos da arquitetura. FRBH.Brasília, 2013.

KOHLSDORF, Maria Elaine. Diretrizes gerais para as disciplinas de projeto de arquitetura e urbanismo. Curso de Arquitetura e Urbanismo - Colegiado das disciplinas de Projeto de Arquitetura E Urbanismo do Centro Universitário UNIEURO. Brasília, 2006.

MOEHLECKE, J. Uma contribuição para o desenvolvimento de assentamentos humanos mais sustentáveis: identificação de padrões urbanos relacionados aos princípios de sustentabilidade. Dissertação (Mestrado em Engenharia) ”“ Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UFRGS, Porto Alegre, 2010.

MOLLISON, Bill; SLAY, R. M..Introdução à Permacultura. Tradução: André Luis Jaeger Soares. Brasília: MA/ SDR/ PNFC, 1998.

NOGUEIRA, Renata Fernandes. A organização sócio-espacial do assentamento Olga Benário. Monografia, Geografia, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2007.

SATTLER, Miguel Aloysio. Habitações de baixo custo mais sustentáveis: a casa Alvorada e o Centro Experimental de tecnologias habitacionais sustentáveis. Porto Alegre: Coleção Habitare, ANTAC, 2007.

PEREIRA, Cloviomar Cararine e PEIXOTO, Marcus. A importância da participação nos métodos de planejamento do desenvolvimento de assentamentos rurais. Sem data e Sem referencia. Disponível em http://www.sober.org.br/palestra/12/11O479.pdf. Acesso em 05 de março de 2015.

Publicado

2017-02-23

Cómo citar

Andrade, L. M. S. de, Loureiro, V. R. l T., Silva, C. F., & Machado, L. F. (2017). “Da realidade ao sonho”: uma tentativa de planejamento participativo do parcelamento do solo para a Ecoagrovila Renascer desenvolvido pelo EMAU/CASAS/FAU/UnB. Paranoá, 9(17). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n17.2016.07

Artículos más leídos del mismo autor/a