Catedral de Brasília, desenhar e fazer

Autores

  • Carlos Henrique Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n25.2020.09

Palavras-chave:

desenho, fazer, catedral de Brasília, Oscar Niemeyer, arquitetura moderna

Resumo

Este artigo busca tecer relações entre aspectos do desenho de projeto e técnicas construtivas na Catedral de Brasília. Compreende-se que muitos edifícios realizados durante os primeiros anos de construção da cidade resultam da grande convergência entre projeto, representação e capacidade de realização por parte de profissionais nos canteiros de obras. Teoricamente, o “fazer” é eleito como termo norteador desta abordagem sobre os nexos entre cultura projetual e prática produtiva. Na ampla escala, esta noção pode contribui para reflexões sobre a modernidade arquitetônica da década de 1960 no país; particularmente, refere-se a período representativo da trajetória de Oscar Niemeyer, o que situa o trabalho no conjunto de estudos que visam ampliar o entendimento a respeito dos métodos de projeto do arquiteto ”“ o que extrapola aspectos gráficos, abrangendo questões materiais e construtivas.

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Referências

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Publicado

14-03-2020

Como Citar

Magalhães, C. H. (2020). Catedral de Brasília, desenhar e fazer. Paranoá, 13(25), 129–137. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n25.2020.09

Edição

Seção

Dossiê de Teoria, História e Crítica

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