A UnB e os militares
breve estudo sobre as relações entre a Universidade de Brasília e o regime autoritário brasileiro entre 1964 e 1965.
Palavras-chave:
Ditadura militar;, Educação no Brasil;, Crise na Universidade de BrasíliaResumo
Este breve trabalho discute as relações entre a Universidade de Brasília ( UnB ) e os militares, responsáveis pelo regime autoritário instalado no Brasil na década de 1960. Essas relações são concentradas no estudo das duas primeiras crises na universidade, em 1964 e em 1965. Os fatos históricos relativos e essas crises são reportados e interpretados segundo a ideologia militar hegemônica da época, que lhes confere sentido e os torna, portanto, mais compreensíveis.
Downloads
Referências
CARR, Edward H. O que é História?. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 12. ed. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2004.
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos ”“ O breve século XX ”“ 1914-1991. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
OLIVEIRA, Eliézer Rizzo de. As Forças Armadas: política e ideologia no Brasil (1964-1969). Petrópolis: Editora Vozes, 1976.
____________. Militares: pensamento e ação política. Campinas: Papirus, 1987.
SALMERON, Roberto A. A universidade interrompida: Brasília 1965-1965. 2. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de textos implica a cessão de direitos autorais e de publicação à revista Noctua, que não se compromete com a devolução das colaborações recebidas. Os textos publicados na revista não podem ser republicados em outros meios e/ou formatos sem a autorização expressa dos editores.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
A revista Noctua guarda o direito de todas as publicações realizadas na revista e é dividida em até 20 trabalhos por edição (10 Artigos; 5 Resenhas; 2 Textos e documentos historiográficos e 2 Entrevistas). Se um trabalho é aceito para sua publicação, ainda que não seja publicado na edição do semestre, estará reservado para as edições seguintes. As colaborações são publicadas de acordo com a ordem de aprovação. Caso não seja cumprida a meta, o Conselho Editorial definirá como será realizada a divisão das seções.
No caso de publicação de dossiê, as colaborações serão organizadas pela temática do estudo. O tempo de publicação poderá ser influenciado.
Observando a Lei de Direito Autoral, n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, as opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa, e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).