O uso da mão-de-obra chinesa e sua progressiva substituição no Peru nas décadas de 1880 e 1890
Resumo
O Presente artigo pretende oferecer uma introdução as discussões sobre o uso da mão-de-obra Chinesa, iniciada com a “Ley del Chino” de 1847, e a sua substituição por trabalhadores costeños, serranos e japoneses. Procura-se mostrar de que forma o Peru, país com a economia arrasada pela participação na Guerra do Pacífico, organizou um sistema de trabalho para suas haciendas e quais aspectos sofreram ou não transformação a partir da substituição dessa mão-de-obra no final do século XIX.
Downloads
Referências
GONZÁLES, Michael J. Capitalist Agriculture and Labour Contracting in Northern Peru, 1880-1905. Journal of Latin American Studies, Vol. 12, No. 2 (Nov., 1980).
Disponível em: http://www.jstor.org/stable/156499. Acesso em 9 de Março de 2010, Ã s 11:06.
____________________. Chinese Plantation Workers and Social Conflict in Peru in the Late Nineteenth Century. Journal of Latin American Studies, Vol. 21, No. 3 (Oct.,
1989). Disponível em: http://www.jstor.org/stable/156957. Acesso em 9 de Março de 2010, Ã s 10:55.
____________________. Planters and Politics in Peru, 1895-1919. Journal of Latin American Studies, Vol. 23, No. 3 (Oct., 1991). Disponível em: http://www.jstor.org/stable/157383. Acesso em 9 de Março de 2010, Ã s 11:08.
HERRERA, Isabelle Lausent Herrera. Los Inmigrantes Chinos en La Amazonia Peruana. Bull. Inst. Fr. Et. And. XV, No. 3-4, 1986. Disponível em: http://www.ifeanet.org/publicaciones/boletines/15(3-4)/49.pdf. Acesso em 6 de Agosto de 2010, Ã s 21:18.
HU-DEHART, Evelyn. Ópio y Control Social: cúlies en las haciendas de Peru y Cuba. Journal of Overseas Chinese Studies, 1:2, Cingapura. Disponível em:
http://www.istor.cide.edu/archivos/num_27/dossier3.pdf. Acesso em 6 de Agosto de 2010, Ã s 21:09.
POZO, José Del. História da América Latina e do Caribe: Dos Processos de Independência aos Dias Atuais. Petrópolis/RJ, Editora Vozes, 2009.
WONG, Bernard. A Comparative Study of the Assimilation of the Chinese in New York City and Lima, Peru. Comparative Studies in Society and History, Vol. 20, No. 3 (Jul.,
1978). Disponível em: http://www.jstor.org/stable/178358. Acesso em 9 de Março de 2010, Ã s 10:47.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de textos implica a cessão de direitos autorais e de publicação à revista Noctua, que não se compromete com a devolução das colaborações recebidas. Os textos publicados na revista não podem ser republicados em outros meios e/ou formatos sem a autorização expressa dos editores.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
A revista Noctua guarda o direito de todas as publicações realizadas na revista e é dividida em até 20 trabalhos por edição (10 Artigos; 5 Resenhas; 2 Textos e documentos historiográficos e 2 Entrevistas). Se um trabalho é aceito para sua publicação, ainda que não seja publicado na edição do semestre, estará reservado para as edições seguintes. As colaborações são publicadas de acordo com a ordem de aprovação. Caso não seja cumprida a meta, o Conselho Editorial definirá como será realizada a divisão das seções.
No caso de publicação de dossiê, as colaborações serão organizadas pela temática do estudo. O tempo de publicação poderá ser influenciado.
Observando a Lei de Direito Autoral, n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, as opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa, e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).