Na trilha da gestão social da res publica

A experiência do armazém da agricultura familiar e da economia solidária no território do Sisal/Bahia

Autores

  • Silvia Maria Bahia Martins
  • José Vicente de Oliveira SoaresJosé Vice Secretaria do Trabalho,Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia
  • Daniel Costa Ferreira ecretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Economia solidária; Agricultura familiar; Gestão pública; Armazém

Resumo

O presente artigo contextualiza a experiência do Armazém da Agricultura Familiar e da Economia Solidária, as condicionantes e as características que favoreceram sua emergência no território do Sisal-Bahia, sinalizando a importância de convergência de esforços do movimento social e dos governos como via possível de inclusão socioprodutiva. Por meio do detalhamento do modelo de gestão adotado, bem como a participação de cada agente no arranjo de gestão social inovador no âmbito da Agricultura Familiar e da Economia Solidária, o texto enfatiza que essa perspectiva deve-se à disputa e ao acolhimento das pautas de segmentos populares, urbanos e rurais, no âmbito da gestão pública nas últimas décadas, sem perder de vista as especificidades sociais e político-econômicas locais. O desenho institucional em torno do Armazém imprime articulações em diversas esferas, sugerindo maior integração das instâncias com foco no desenvolvimento territorial. Ademais, a iniciativa aponta as complexidades e os desafios por quais passam empreendimentos no campo do acesso a mercados de modo profissionalizado sem perder sua vocação para o trabalho em rede e observando os princípios norteadores da Economia Solidária. Por fim, o texto indica o potencial de replicabilidade da ação pública e o protagonismo dos sujeitos envolvidos como expressões da implementação de políticas públicas de cunho participativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Maria Bahia Martins

Comunicóloga, técnica da Superintendência de Economia Solidária (SESOL), da Secretaria do Trabalho,
Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (SETRE)

José Vicente de Oliveira SoaresJosé Vice, Secretaria do Trabalho,Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia

Economista, técnico da Superintendência de Economia Solidária (SESOL), da Secretaria do Trabalho,Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (SETRE), e-

Daniel Costa Ferreira, ecretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia

Engenheiro Agrônomo, coordenador da Superintendência de Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR).

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

_____. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo agropecuário. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.

_____. Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário. 2010. Disponível em: http://www.mda.gov.br/. Acesso em: 18 mar. 2016.

COSTA, R. Comercialização e transformação dos produtos da agricultura familiar: alguns pontos a discutir. In: KÜSTER, A; MARTÍ, J. F. (Orgs.). Agricultura familiar, agroecologia e mercado no Norte e Nordeste do Brasil. Fortaleza, CE:Fundaçao Konrad Adenauer, 2004.

FRANÇA, C. G. de. O censo agropecuário 2006 e a agricultura familiar no Brasil. Brasília: MDA, 2009.

GAIGER, L. I. G.; GRUPO ECOSOL. A economia solidária no Brasil: uma análisede dados nacionais. São Leopoldo: Oikos, 2014.

GRUPO DE PESQUISA EM ECONOMIA SOLIDÁRIA E COOPERATIVA DA UNISINOS. Projeto SIES: resultados. Disponível em: http://sies.ecosol.org.br/resultado. Acesso em: 16 mar. 2017.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Atlas do desenvolvimento humano no Brasil. Brasília: PNUD/IPEA/FJP, 2013. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/. Acesso em: 18 mar. 2016.

INSTITUTO KAIRÓS; CAPINA (orgs.). Práticas de comercialização: uma proposta de formação para a economia solidária e a agricultura familiar. São Paulo: Instituto Kairós, 2013.

Downloads

Publicado

2016-07-08

Como Citar

Martins, S. M. B., Vice, J. V. de O. S., & Ferreira, D. C. (2016). Na trilha da gestão social da res publica: A experiência do armazém da agricultura familiar e da economia solidária no território do Sisal/Bahia. Mundo Do Trabalho Contemporâneo, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/mtc/article/view/7245

Edição

Seção

Debate Acadêmico