A formação de gestores na política pública de economia solidária

Autores

  • Valmor Schiochet Universidade Regional de Blumenau
  • Regilane Fernandes da Silva Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário

Palavras-chave:

Economia Solidária; Educação Assessoria Técnica; SENAES

Resumo

O texto é um relato circunstanciado da formação de gestores públicos de economia solidária no contexto de desenvolvimento das políticas nacionais de economia solidária, sob a responsabilidade da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES). Ademais, também é explicitada a importância estratégica de fomento aos processos educativos desse tipo de economia. Entende-se que esses gestores públicos de economia solidária são militantes que assumem funções governamentais juntamente com servidores públicos que desenvolvem tarefas específicas nos espaços criados para a promoção das políticas de fomento à economia solidária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmor Schiochet, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Sociologia (UNB). Prof. do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Exerceu cargo de diretor de Estudos e Divulgação na Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (DED-SENAES) em 2003-2007 e 2011-2016.

Regilane Fernandes da Silva, Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário

Especialista em Gestão Pública ENAP, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente
e Desenvolvimento Rural ”“ PPG-MADER/Faculdade UnB-Planaltina/Universidade de Brasília, Analista Técnica de Políticas Sociais no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

Referências

BENINI, E. A. et al. (Orgs). Gestão pública e sociedade. Fundamentos e políticas públicas da economia solidária. São Paulo: Outras Expressões, 2011. 2 v.

BRASIL. Ministério do Trabalho. Secretaria Nacional de Economia Solidária. Avanços e desafios para as políticas públicas de economia solidária no governo federal 2003/2010. 8 anos de economia solidária no governo federal, Brasília, 2012.

_______. 1º Plano nacional de economia solidária (2016-2019). Brasília,
2015.

CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. n. 1, 2007, Brasília. Economia
solidária como estratégia e política de desenvolvimento. Brasília:
SENAES∕MTE.

_______. n.2, 2010, Brasília. Pelo direito de produzir e viver em cooperação
de maneira sustentável. Brasília: SENAES∕MTE.

GUIMARÃES, G.; SCHWENGBERG, A. (Orgs.) Diretrizes para políticas públicas de economia solidária a contribuição dos gestores públicos. Rio de Janeiro, ITCP/COPPE/UFRJ, 2004.

MEDEIROS, A.; SCHWENBERG, A.; SCHIOCHET, V. (Orgs.) Políticas públicas de economia solidária. Por um outro desenvolvimento. Recife: Editora Universitária UFPE, 2006.

SCHIOCHET, V. Políticas públicas em economia solidária: reflexões da Rede de Gestores/ Secretaria Nacional de Economia Solidária - MTE. Rede de Gestores de políticas públicas de Economia Solidária. Centro de Estudos Josué de Castro. Recife: Ed. Universidade da UFPE, 2008.

Downloads

Publicado

2016-07-08

Como Citar

Schiochet, V., & Silva, R. F. da. (2016). A formação de gestores na política pública de economia solidária. Mundo Do Trabalho Contemporâneo, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/mtc/article/view/7238

Edição

Seção

Debate Acadêmico