semeando métodos

Autores

  • Natalia de Avila Cavalcante Universidade Federal da Bahia/ EBA-PPGAV
  • Maria Celeste Almeida Wanner Universidade Federal da Bahia/ EBA-PPGAV
  • Raoni Carvalho Gondim Universidade Federal da Bahia/ EBA-PPGAV

DOI:

https://doi.org/10.26512/mgraph.v1i1.52

Palavras-chave:

Experiência, Metodologia de Pesquisa, Linguagem, Imaginário, Tempo

Resumo

Com o propósito de articular as reflexões referente à construção da imagem à partir da experiência; memória e linguagem, este artigo se propõe a realizar um exercício de apreensão da vivência na colheita de sempre-vivas no município de Mato Grosso/BA, no intuito de mapear diretrizes metodológicas que delineiam um processo de criação erigido na transversalidade de conteúdos oriundos da pura sensação, ou seja, da qualidade da experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia de Avila Cavalcante, Universidade Federal da Bahia/ EBA-PPGAV

Natalia Cavalcante: Artista Visual, mestranda em Processos Criativos do PPGAV-EBA/UFBA. Tem como base para criação de sua arte - pinturas, objetos e vídeo arte- investigação das poéticas contemporâneas sobre a experiência do tempo e espaço, recompostas através de lembranças espontâneas.

 

Maria Celeste Almeida Wanner, Universidade Federal da Bahia/ EBA-PPGAV

Maria Celeste Almeida Wanner: Artista visual, pesquisadora, professora Titular da Escola de Belas Artes, UFBA. Pós-doutorado em Semiótica Peirceana e artes visuais contemporâneas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a supervisão de Profa. Dra. Lucia Santaella, 2007-2008, bolsista CNPq.  Doutora em artes visuais pela California College of Arts, São Francisco ”“ EUA. Mestre em artes plásticas pela Adams State University, Colorado, EUA.  Participa anualmente de Exposições, congressos, seminários, encontros no Brasil e no exterior.  É membro do grupo de pesquisa Processos Híbridos na Arte Contemporânea ”“ UFRGS/CNPq, e líder do Grupo de Pesquisa Arte Híbrida, UFBA/CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

Raoni Carvalho Gondim, Universidade Federal da Bahia/ EBA-PPGAV

Raoni Gondim: Artista visual, pesquisador em linguagens visuais contemporâneas, graduado em Fotografia, especialista em Artes Visuais: Cultura e Processos de Criação, pós-graduando em Artes Visuais e Linha de pesquisa pela Universidade Federal da Bahia.

Referências

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

CARLSON, Marvin A. Performance: uma introdução critica. Editora UFMG, 2010

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro:34, 1997a. v. 4 e 5.

&. Migracielo. Novo Corpo Amoroso. Coleção Civilizações. Outr&n Editorial. Salvador - Porto Alegre, 2014.

DIDI -HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Trad: Patrícia Carmello e Vera Casa Nova. 2008

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a Experiência e o saber de experiência. Belo Horizonte, 2002.

WANNER, Celeste; CAVALCANTE, Natalia; ALMEIDA, Tarcísio; GONDIM, Raoni. Pó. Boi. Pedra ”“ Percografias. Cian, Bahia , 2015.

SCHECHNER, Richard. O que é performance? O percevejo, Rio de Janeiro, ano 11, n. 12, p. 25-50, 2003a.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac & Naify, 2007

Downloads

Publicado

2016-03-27

Como Citar

Cavalcante, N. de A., Wanner, M. C. A., & Gondim, R. C. (2016). semeando métodos. METAgraphias, 1(1). https://doi.org/10.26512/mgraph.v1i1.52