Relação entre condição funcional docente e a percepção das condições de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4908

Palavras-chave:

Trabalho docente, Condição funcional, Teoria crítica

Resumo

Buscou-se verificar se a condição funcional de um grupo de professoras atuantes no ciclo I do ensino fundamental da rede pública estadual paulista interfere na percepção que possuem das condições de trabalho. Como procedimento de pesquisa, aplicou-se um questionário a 37 professoras, das quais três são estáveis, oito efetivas e 26 Ocupantes de Função Atividade (OFA), isto é, sem estabilidade no emprego. A análise dos dados foi pautada no conceito marxista de alienação e seus desdobramentos teóricos, desenvolvidos pelos autores da teoria crítica da sociedade, especialmente Adorno e Marcuse. Os dados demonstraram que as professoras OFA tendem a apresentar maior conformidade com o disposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor. Mínima moralia. Lisboa. Editora: edições 70, 1983.

ANTUNES, Ricardo; ALVES, Giovani. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 335-351, mai./ago, 2004.

BARBOSA, Andreza. Os salários dos professores brasileiros: implicações para o trabalho docente. Araraquara, 2011. Tese de doutorado. UNESP.

CROCHÃK, José Leon. Notas sobre trabalho e sacrifício. Trabalho, Educação e Saúde,1(1):61-73, 2003.

DIAS-DA-SILVA, Maria HelenaFrem; LOURENCETTI, Gisela do Carmo. A voz dos professores e algumas reformas educacionais nas séries finais do ensino fundamental: desencontros ou impasses? In: SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira (org). O cotidiano escolar frente à s políticas educacionais ”“ 1ª edição, 2002. Araraquara: JM Editora.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos(1930-1936) / Sigmund Freud. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. Temas básicos de Sociologia. São Paulo: Cultrix, 1973.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

MAAR, Wofgang Leo. A Dialética da Centralidade do Trabalho. Ciência e Cultura (SBPC), São Paulo, v. 58, p. 26-28. 2006.

MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.

MARCUSE, Herbert. Eros e Civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969.

MARX, Karl. O capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

MARX, KarlManuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Editora Martin Claret, 2006.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: teses sobre Feuerbach. São Paulo: Editora Moraes, 1994.

OLIVEIRA, Dalila. Andrade. A Reestruturação do Trabalho Docente: precarização e flexibilização.Educação e Sociedade, Campinas - SP, v. 25, n.89, p. 1127-1144. 2004.

RESENDE, Anita Cristina de Azevedo.Da relação indivíduo-sociedade. Educativa(UCG), v. 10, p. 29-46, 2007.

SÁNCHEZ VÁSQUEZ, Adolfo. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1977.

SELLTIZ, Claire et. al. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: EPU, 1974.

Downloads

Publicado

14.02.2017

Como Citar

Fernandes, A., & Santos, E. S. dos. (2017). Relação entre condição funcional docente e a percepção das condições de trabalho. Linhas Crí­ticas, 22(48), 405–426. https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4908

Edição

Seção

Dossiê 2016 - Educação do Campo e Indígena

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.