Migrantes haitianos na educação de jovens e adultos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc28202244846Palavras-chave:
Migração haitiana, Educação de jovens e adultos, Política educacionalResumo
Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo analisar as intenções e expectativas dos migrantes haitianos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, município de Cambé, Paraná. Os dados evidenciam que as motivações iniciais dos educandos para ingresso na EJA são: a proficiência da língua portuguesa, ter um diploma internacional e estudar numa escola gratuita. Identificam-se dois perfis desses educandos na EJA: os recém-chegados ao Brasil, que buscam a aprendizagem da língua portuguesa, e os que vivem há mais tempo neste país e aspiram a concluir o ensino médio para ingresso na universidade, objetivando uma ascensão social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Dominique Antoine, Wagner Roberto do Amaral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.