Percepções de bolsistas ProUni acerca do pertencimento ao ensino superior privado

Autores

  • Ruy de Deus e Mello Neto Universidade de São Paulo
  • Hugo Augusto Vasconcelos Medeiros Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Afrânio Mendes Catani Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4391

Palavras-chave:

Educação superior, ProUni, Pertencimento, Habitus

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a construção da identidade social dos estudantes bolsistas integrais do Programa Universidade para Todos (ProUni) em relação ao seu pertencimento à educação superior e à faculdade privada, tomando por base a ideia de “ruptura” em sua identidade social a partir do contato com uma nova fronteira social. Para tanto, realizamos análise de entrevistas semiestruturadas com bolsistas integrais ProUni no Estado de Pernambuco, mediada pelas teorias do capital cultural e do habitus, de fronteira simbólica e de configuração estabelecidos-outsiders. Esperamos contribuir para um melhor entendimento do impacto causado pela possibilidade de cursar a educação superior na construção da identidade destes estudantes.

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Biografia do Autor

Ruy de Deus e Mello Neto, Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), na linha de pesquisa Estado, Sociedade e Educação. Realizou estágio de pesquisa na Harvard Graduate School of Education (Cambridge, MA/EUA).

Hugo Augusto Vasconcelos Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Afrânio Mendes Catani, Universidade de São Paulo

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Livre-Docente no período 2006-2009, atualmente é professor titular na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e professor no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) ”“ USP. 

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Publicado

23.12.2014

Como Citar

Mello Neto, R. de D. e, Medeiros, H. A. V., & Catani, A. M. (2014). Percepções de bolsistas ProUni acerca do pertencimento ao ensino superior privado. Linhas Crí­ticas, 20(43), 583–603. https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4391

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