Avaliação de desempenho docente no Brasil: desvelando concepções e tendências

Autores

  • Danielle Xabregas Pamplona Nogueira Universidade de Brasília - UnB
  • Girlene Ribeiro de Jesus Universidade de Brasília - UnB
  • Shirleide Pereira da Silva Cruz Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i38.4079

Palavras-chave:

Avaliação de sistemas, Responsabilização, Avaliação do de-sempenho docente

Resumo

Este trabalho tem como objetivo evidenciar as principais concepções e tendências dos sistemas de avaliação de desempenho docente nas redes estaduais de educação básica no Brasil. A discussão do tema tratou da relação entre avaliação, responsabilização e desenvolvimento profissional, bem como das concepções que orientam os processos avaliativos de desempenho docente. As análises do levantamento realizado a partir das informações disponíveis nos sítios das 27 Secretarias Estaduais de Educação revelaram que, nos estados brasileiros, a tendência predominante nas políticas de avaliação docente se dá na perspectiva da responsabilização, na maioria das vezes se utilizando dos resultados de avaliações do desempenho de alunos, que se distanciam dos pressupostos que orientam o processo de desenvolvimento profissional docente.

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Biografia do Autor

Shirleide Pereira da Silva Cruz, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Email: shirleidecruz@unb.br

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Publicado

02.05.2013

Como Citar

Nogueira, D. X. P., Jesus, G. R. de, & Cruz, S. P. da S. (2013). Avaliação de desempenho docente no Brasil: desvelando concepções e tendências. Linhas Crí­ticas, 19(38), 13–32. https://doi.org/10.26512/lc.v19i38.4079

Edição

Seção

Dossiê: Avaliação em educação