A educação ambiental na formação continuada de professores: as práticas compartilhadas de construção

Autores

  • Rossano André Dal-Farra Universidade Luterana do Brasil
  • Mariela Valduga Rede pública de ensino de Encantado/RS

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3950

Palavras-chave:

Educação ambiental, Ensino de ciências, Formação continuada de professores, Ensino fundamental

Resumo

 As múltiplas interfaces entre o global e o local na educação ambiental demandam a construção de práticas de formação de professores nas quais estes participem ativamente do processo, fornecendo subsídios para a realização das atividades. Com essa perspectiva, o presente texto discute os pressupostos subjacentes à realização de ações calcadas nos âmbitos conceituais, atitudinais e procedimentais, indicando a necessidade de incluir a diversidade de experiências dos professores na construção de práticas compartilhadas de formação continuada. Aborda-se, ainda, a importância da inserção de estudos teóricos específicos no âmbito das ciências da natureza em sintonia com o nível de ensino no qual os professores atuam. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossano André Dal-Farra, Universidade Luterana do Brasil

Graduado em Licenciatura em Ciências-Biologia e Medicina Veterinária. Mestre em Zootecnia-Melhoramento Genético Animal. Doutor em Educação. Professor e pesquisador na Universidade Luterana do Brasil. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência em pesquisa na Área de Ensino de Ciências e em Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Ensino de Ciências, Educação Científica e História da Ciência. 

Mariela Valduga, Rede pública de ensino de Encantado/RS

Licenciatura em Ciências Biológicas. Especialização em Novas Tecnologias e Metodologias em Ensino de Ciêncais

Referências

AZEVEDO, Leny Cristina Soares Souza, RAMALHO, Maria Nailde Martins. Formação Continuada de professores: os desafios da construção de propostas político-pedagógicas.Linhas críticas, Brasília, UNB, v. 17, n. 32, p. 33-44, jan./abr. 2011.

BAUER, M. W. e GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2008.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais primeira à quarta séries. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais ”“ Temas transversais. MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de EA e dá outras providências. Brasília, Presidência da República, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse do professor. 2009a. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 5 ago. 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica. 2009b. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 5 ago. 2011.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. A pesquisa em sala de aula e a formação de professores. In: NARDI, Roberto (org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de, GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 2009.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A invenção ecológica: narrativas e trajetórias da Educação Ambiental no Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.

EINSFELD, Felipe, PROENÇA, Mariana de Souza, DAL-FARRA, Rossano André. Controle da dengue: reflexões sobre as contribuições da escola e da mídia. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, VII, 2009, Florianópolis, Anaisdo VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009.

EL-HANI, Charbel, Niño, SEPÚLVEDA, Cláudia. Referenciais teóricos e subsídios metodológicos para a pesquisa sobre as relações entre educação científica e cultura. In: SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos, GRECA, Ileana María (orgs.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Unijuí, 2007, p. 161-212.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

JACOBI, Pedro Roberto, TRISTÃO, Martha, GONÇALVES Maria Isabel Gonçalves Correa. A função social da Educação Ambiental nas práticas colaborativas: participação e engajamento.Caderno Cedes, Campinas, Unicamp, v. 29, n. 77, p. 63-79, jan./abr. 2009.

JÃMENEZ ALEIXANDRE, Maria Pílar, FEDERICO AGRASO, Marta. A argumentação sobre questões sociocientíficas: processos de construção e justificação do conhecimento em sala de aula. Educação em Revista, Belo Horizonte, UFMG, v. 43, p. 13-33, jun., 2006.

KOLSTO, Stein Dankert. Science students’ critical examination of scientific information related to socioscientific issues. 2005. Disponível em:<http://folk.uib.no/pprsk/Dankert/Handouts/2005_Kolsto_et_al_Science_students’_critical_examination_ev.pdf>. Acesso em: 7 dez. 2011.

KRASILCHIK, Myriam, MARANDINO, Martha.Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.

KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU, 2006.

MALDANER, Otávio Aloísio, ZANON, Lenir Basso, AUTH, Milton Antonio. Pesquisa sobre Educação em Ciências e formação de professores. In: SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos, GRECA, Ileana María (orgs.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Unijuí, 2007. p. 49-88.

MACEDO, Elizabeth, LOPES, Alice Casimiro. A estabilidade do conteúdo disciplinar: o caso das ciências. In: LOPES, Alice Casimiro, MACEDO, Elizabeth. Disciplinas e integração curricular: histórias e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2007. p. 73-94.

MONEREO, Carles, POZO, Juan. Ignacio.A prática de assessoramento educacional. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MOREIRA, Marcos. Antônio. A área de ensino de ciências e matemática na CAPES: panorama 2001/2002 e critérios de qualidade. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 1, p. 36-59, 2002.

PENTEADO, Heloísa. Dupas. Meio ambiente e a formação de professores. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

POZO, Juan Ignácio, CRESPO, Miguel Angel Gomes. Aprender y enseñar ciencia. Madrid: Morata, 2000.

SANTOS, Wildson Luis Pereira dos, MORTIMER, Eduardo Fleury. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de ciências: possibilidade e limitações. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, UFRGS, v. 14, n. 2, p. 191-218, ago, 2009.

UNESCO.Relatório de monitoramento de educação para todos. Brasil 2008: educação para todos em 2015; alcançaremos a meta? Brasília: UNESCO, 2008. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images /0015/001592/159294por.pdf>. Acesso em: 7 ago. 2011.

VALDUGA, Mariela. Percepções e concepções dos professores da Educação Infantil e do ensino fundamental sobre Formação Docente Continuada em Educação ambiental.Canoas: ULBRA, 2011. Monografia (Especialização em Novas Tecnologias e Metodologias no Ensino de Ciências da Natureza), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil, 2011.

VALDUGA, Mariela, DAL-FARRA, Rossano André. Formação Docente Continuada e Educação Ambiental: construindo práticas compartilhadas.In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, VIII, 2011, Campinas, Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, Campinas, 2011.

ZAKZEVSKI Sônia Balvedi, SATO, Michéle. Historiando a dimensão ambiental nos programas escolares gaúchos. Pesquisa em Educação Ambiental, São Carlos, UFSCAR, v. 2, n. 2, p. 109-132, jul-dez, 2007.

Downloads

Publicado

10.09.2012

Como Citar

Dal-Farra, R. A., & Valduga, M. (2012). A educação ambiental na formação continuada de professores: as práticas compartilhadas de construção. Linhas Crí­ticas, 18(36), 395–415. https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3950

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.