Desenvolvimento da consciência crítica na formação inicial de professores durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202139241

Palavras-chave:

Consciência crítica, Concepções de educação, Formação inicial docente, Pandemia covid-19

Resumo

Apresenta-se um módulo de formação inicial de professores cujo objetivo é desenvolver a consciência crítica como marca da profissionalidade docente. Para tanto, solicita-se aos estudantes uma reflexão sobre concepções vigentes de educação, num exercício que inclui três passos: explicitação, argumentação e comunicação. Devido à pandemia, o módulo sofreu adaptações para poder ser realizado a distância. Ainda que revelando benefícios, já antes identificados, foram notadas limitações que se prenderam, sobretudo, com a falta de dinâmicas de interação direta.

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Biografia do Autor

Maria Helena Damião , Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2001). Professora associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Membro integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20). E-mail: hdamiao@fpce.uc.pt

Maria Augusta Nascimento, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2003). Professora auxiliar da Faculdade de psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Membro colaborador do Centro de Física da Universidade de Coimbra (CFisUC - Ensino e História das Ciências). E-mail: augusta@fpce.uc.pt

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Publicado

20.12.2021

Como Citar

Damião , M. H., & Nascimento, M. A. (2021). Desenvolvimento da consciência crítica na formação inicial de professores durante a pandemia. Linhas Crí­ticas, 27, e39241. https://doi.org/10.26512/lc27202139241

Edição

Seção

Dossiê: Gestão educacional e trabalho pedagógico no contexto de pandemia

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