Protagonismo docente em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202138846

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Educação Básica, Pandemia covid-19, Tecnologias Educacionais

Resumo

O artigo aborda a prática docente dos professores da educação básica em tempos de pandemia provocada pela covid-19 com a finalidade de analisar a expressão do protagonismo docente nesse contexto. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário e depoimentos escritos. Os dados indicam que os professores buscaram proporcionar uma prática docente inclusiva para inserir todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem empregando as tecnologias disponíveis, criando redes de apoio entre os docentes e os discentes. Essas práticas possibilitaram gerar novas formas de ensinar nas quais se expressa o protagonismo docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Paulin Romanowski, Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba, PR, Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Membro do grupo de pesquisa Educação, Tecnologia e Sociedade do programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias da Uninter. Professora da Uninter. E-mail: joana.romanowski@gmail.com

 

João Antonio Rufato, Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba, PR, Brasil

Mestre em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2021). Membro do grupo de pesquisa Educação, Tecnologia e Sociedade do programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias da Uninter. Professor da Uninter. E-mail jjrufato@gmail.com

Vanessa Pagnoncelli , Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba, PR, Brasil

Mestre em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2021). Membro do grupo de pesquisa Educação, Tecnologia e Sociedade do programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias da Uninter. E-mail pagnoncelli.vanessa@gmail.com

Referências

Alves, T., Farenzena, N., Silveira, A. A. D., & Pinto, J. M. R. (2020). Implicações da pandemia da covid-19 para o financiamento da educação básica. Revista de Administração Pública, 54(4), 979-993. https://doi.org/10.1590/0034-761220200279x

Azevedo, K. S. C. (2019). O encontro entre sistemas ideológicos particulares, prática e formação docente: expressão de tendências pedagógicas nos saberes docentes. [Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Paraná] Repositório Institucional da PUCPR. https://archivum.grupomarista.org.br/pergamumweb/vinculos/000086/000086f6.pdf

Brasil. (2020). Lei 14.040 de 18 de agosto de 2020 (Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo n.º 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei n.º 11.947, de 16 de junho de 2009). Presidência da República. Secretaria Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.040-de-18-de-agosto-de-2020-272981525

Camargo, M. R. R. M. (2000). Cartas adolescentes. Uma leitura e modos de ser. Em A. C. V. Mignot, M. H. C. Bastos, & M. T. S. Cunha. Refúgios do eu: educação, história, escrita autobiográfica (pp. 131-150). Mulheres.

Castells, M. (2020). O digital é o novo normal. Fronteiras do pensamento. https://www.fronteiras.com/artigos/o-digital-e-o-novo-normal

Cavalcante, C. G., & Santos, J. L. S. (2019). Protagonismo teatral e protagonismo educacional: quais deslocamentos fazem surgir um a(u)tor? Bakhtiniana, Revista de Estudos do Discurso, 14(3), 156-175. https://doi.org/10.1590/2176-457337877

Confederação Nacional de Municípios (CNM). (2020). Desafios educacionais na pandemia em 2020: levantamento realizado pela CNM. https://www.cnm.org.br/cms/biblioteca/14-10_Pesquisa_DESAFIOS-EDUCACIONAIS-NA-PANDEMIA-EM-2020-.pdf

Congresso Nacional. (2020). Relatório final. Comissão Mista destinada a acompanhar situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas à emergência de saúde Pública covid-19. https://bd.camara.leg.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/40165/relatorio_final_senado.pdf

Conselho Nacional de Educação (CNE). (2020a). Parecer CNE/CP n.º 5/2020 (Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da covid-19). http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14511-pcp005-20&category_slud=marco-2020-pdf&Itemid=30192

Conselho Nacional de Educação (CNE). (2020b). Parecer CNE/CP n.º 16/2020, aprovado em 9 de outubro de 2020 - Reexame do item 8 (orientações para o atendimento ao público da educação especial do Parecer CNE/CP n.º 11). http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2020-%09pdf/147041-pcp009-20/file

Cunha, M. I. (2008). Inovações pedagógicas: o desafio da de saberes na docência universitária. Cadernos Pedagogia Universitária. Universidade de São Paulo. https://www.prpg.usp.br/attachments/article/640/Caderno_6_PAE.pdf

Davis, A., & Klein, N. (2020). Construindo movimentos: uma conversa em tempos de pandemia. Boitempo.

Escola, J. J. J. (2020). Comunicação Educativa: perspectivas e desafios com a covid-19. Educação & Realidade, 45(4), e109345. https://doi.org/10.1590/2175-6236109345

Gatti, B. A. (2007). A construção da pesquisa em educação no Brasil. Liber Livro.

Guizzo, B. S., Marcello, F. A., & Muller, F. (2020). A reinvenção do cotidiano em tempos de pandemia. Educação e Pesquisa, 46, e238077. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046238077J.

Gusso, H. L., & Gonçalves, V. M. (2020). Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação e Sociedade, 41, e238957. https://doi.org/10.1590/ES.238957

Lüdke, M., & André, M. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. EPU.

Martins, P. L. O. (2009). A Didática e as contradições da prática. Papirus.

Martins, P. L. O. (2016). Pesquisa-ensino na formação inicial de professores e a interlocução com a educação Básica: princípios e metodologia. Em J. P. Romanowski, P.L.O. Martins, & S.R.M. Cartaxo. Práticas de formação de professores: da Educação Básica à Educação Superior (pp. 13-32). Champagnat.

Medeiros, M. S., Barreto, D. M. S., Sampaio, R., Alves, B. C. F. B., Albino, D. C. M., & Fernandes, I. L. (2020). A arte como estratégia de Coping em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, 44(1), e0130. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200354

Melo, W. V., & Bianchi, C. S. (2015). Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 8(3) 43-59. https://doi.org/10.3895/rbect.v8n3.1946

Morgado, J. C., Sousa, J., & Pacheco, J. A. (2020). Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Práxis Educativa, 15, e2016197. http://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16197.062

Nóvoa, A. (2020). A pandemia de covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, 7(3) 8-12. http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/ article/view/905

Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto (NIC.br). (2020). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação: Pesquisa TIC Domicílios, ano 2019. http://cetic.br/pt/arquivos/domicilios/2019/individuos/

Okada, A., & Sheehy, K. (2020). O valor da diversão na aprendizagem on-line: um estudo apoiado na pesquisa e inovação responsáveis e dados abertos. E-Curriculum, 18(2) 590-613. http://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p590-613

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). (2020). covid-19: como a Coalizão Global de Educação da UNESCO está lidando com a maior interrupção da aprendizagem da história. UNESCO. https://pt.unesco.org/news/covid-19-como-coalizao-global-educacao-da-unesco-esta-lidando-com-maior-interrupcao-da

Organização Mundial da Saúde (OMS). (2020, março 14). Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus. https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus

Pagnoncelli, V. (2021). Mobile learning na prática pedagógica dos professores de língua inglesa na educação básica. [Dissertação de mestrado, Centro Universitário Internacional]. Repositório Institucional Uninter. https://repositorio.uninter.com/handle/1/594

Romanowski, J. P. (2020). Educação – covid 19. Anais Feira e Conferencia Internacional de Educação. Maputo, Moçambique.

Rubio, A. C. P., & Oliveira, O. V. (2020). Integração das tecnologias digitais de rede ao currículo: o protagonismo docente no ciclo da política. E-curriculum, 18(1), 85-110. http://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p85-110

Rufato, J. A. (2021). Práticas docentes na educação básica em tempos de covid-19: implicações para o processo de formação continuada e condições de trabalho no ensino remoto. [Dissertação de mestrado, Centro Universitário Internacional] Repositório Institucional Uninter. https://repositorio.uninter.com/handle/1/601

Russo, K., Magnan, M. O., & Soares, R. (2020). A pandemia que amplia as desigualdades: a covid-19 e o Sistema educativo de Quebec/Canadá. Práxis Educativa, 15, e2015915. http://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15915.073

Sánchez Gamboa, S. (2012). Pesquisas em educação: métodos e epistemologías. Argos.

Santos, B. M., Cordeiro, M. E. C., Schneider, I. J. C., & Ceccon, R. F. (2020). Educação Médica durante a Pandemia da covid-19: uma Revisão de Escopo. Revista Brasileira de Educação Médica, 44(1). https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200383

Santos, B. S. (2020). A cruel pedagogia do vírus. Almedina.

Silva, K. W., Bins, K. L. G., & Rozek, M. (2020). A educação especial e a covid-19: aprendizagens em tempos de isolamento social. Interfaces Científicas - Educação, 10(1), 124-136. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p124-136

Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. Atlas.

Publicado

14.10.2021

Como Citar

Romanowski, J. P., Rufato, J. A. . ., & Pagnoncelli , V. . (2021). Protagonismo docente em tempos de pandemia. Linhas Crí­ticas, 27, e38846. https://doi.org/10.26512/lc27202138846

Edição

Seção

Dossiê: Gestão educacional e trabalho pedagógico no contexto de pandemia

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.