Surdez e família: facetas das relações parentais no cotidiano comunicativo bilíngue

Autores

  • Celeste Azulay Kelman Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Daniele Nunes Henriques Silva Universidade de Brasília - UnB
  • Ana Cecília Ferreira de Amorim Universidade de Brasília - UnB
  • Daisy Cristina Azevedo Universidade de Brasília - UnB
  • Rosa Maria Godinho Monteiro Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3737

Palavras-chave:

Surdez, Família, Psicologia e educação

Resumo

Esse artigo aborda a dinâmica familiar que envolve as diferenças no fluxo interativo entre filhos surdos e pais ouvintes e os aspectos educacionais presentes nesse contexto. Ressalta também as dimensões da subjetividade dos responsáveis ou representantes familiares. A metodologia empregada foi de caráter qualitativo, coma participação de dezoito familiares, que discutiram temas como: comunicação e linguagem, Libras e implante coclear. As categorias encontradas foram: Resistência/Negação da surdez; Culpa/Responsabilidade pela surdez e Presença/Ausência da Língua de sinais na família. Pode-se concluir que programas de enfoque psicoeducacional, envolvendo experiências familiares, devem ser considerados prioritários na condução das políticas públicas, pois promovem a ressignificação de vivências, resultando no melhor desenvolvimento da criança.

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Biografia do Autor

Celeste Azulay Kelman, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicação recente: Dilemas sobre o implante coclear: implicações linguísticas e pedagógicas (Espaço, v. 33, p. 33-41, 2010).  

Daniele Nunes Henriques Silva, Universidade de Brasília - UnB

Professora do Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, pesquisadora do grupo de pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL/UNICAMP).  

Ana Cecília Ferreira de Amorim, Universidade de Brasília - UnB

Psicóloga pelo Centro Universitário de Brasília e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília

Daisy Cristina Azevedo, Universidade de Brasília - UnB

Psicóloga pela Universidade de Marília.

Rosa Maria Godinho Monteiro, Universidade de Brasília - UnB

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília

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Publicado

13.12.2011

Como Citar

Kelman, C. A., Silva, D. N. H., Amorim, A. C. F. de, Azevedo, D. C., & Monteiro, R. M. G. (2011). Surdez e família: facetas das relações parentais no cotidiano comunicativo bilíngue. Linhas Crí­ticas, 17(33), 349–366. https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3737

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial Inclusiva

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