Educação e trabalho em famílias de ex-metalúrgicos(as)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36527

Palavras-chave:

Sindicalismo, Educação, Socialização, Trabalho, Famílias

Resumo

A proposta deste artigo é analisar como a militância sindical e a experiência de trabalho de metalúrgicos(as) foram constituintes de processos de aprendizagem e se converteram em expectativas de educação formal para os(as) filhos(as). As entrevistas foram feitas com mulheres e homens metalúrgicos, seus filhos e filhas, da região do ABC Paulista, que participaram do ciclo de greves de fins da década de 1970. A partir de suas memórias, podemos mostrar como as trajetórias de militância e trabalho fornecem indícios para compreender as influências nos investimentos educacionais dos filhos e filhas.

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Biografia do Autor

Jaime Santos Junior, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2014). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná. E-mail: jaimesjr@ufpr.br

Marilda Aparecida de Menezes, Universidade Federal do ABC, Brasil

PhD pela University of Manchester (1997). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. E-mail: menezesmarilda@gmail.com

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Arquivos adicionais

Publicado

05.04.2021

Como Citar

Santos Junior, J., & de Menezes, M. A. (2021). Educação e trabalho em famílias de ex-metalúrgicos(as). Linhas Crí­ticas, 27, e36527. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36527

Edição

Seção

Dossiê: As dimensões educativas da luta