Unidades possíveis para uma obutchénie dialética e desenvolvedora
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19815Palavras-chave:
Ensino Desenvolvimental, Obutchénie-desenvolvimento, Obutchénie por Unidades, Educação Pública Brasileira, Educação DialéticaResumo
O artigo discute uma concepção de “Obutchénie por Unidades” como proposição para uma didática dialética, no contexto da educação pública brasileira. Como aporte teórico o trabalho fundamenta-se na Psicologia Histórico-Cultural, na Teoria da Atividade e na Didática Desenvolvimental. O texto problematiza unidades possíveis para uma obutchénie desenvolvedora, a partir de intervenções didático-formativas realizadas por pesquisadores do Gepedi. Da unidade primária “ensino-aprendizagem” (obutchénie) e da unidade obutchénie-desenvolvimento, propõem-se como fundamentos orientadores da organização didática as unidades conteúdo-forma, imitação-criação e ruptura-desenvolvimento
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