Indicadores de alfabetização científica de professores em serviço: a bioquímica como contexto formativo

biochemistry as a formative context

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21587

Palavras-chave:

Alfabetização científica, Formação continuada, Bioquímica

Resumo

No presente artigo foram investigados os conhecimentos de educação científica de um grupo de professores de química, biologia e ciências, com especial atenção aos indicadores de alfabetização científica. A partir do oferecimento de um curso de extensão de formação continuada para esse grupo de professores, foram coletados os dados de pesquisa por intermédio do registro audiovisual das aulas e posterior transcrição das mesmas. Esses dados foram analisados de acordo com os indicadores de alfabetização científica, resultando na manifestação da maioria dos indicadores esperados em cada um dos episódios analisados, sendo que o curso oferecido auxiliou no processo de alfabetização científica destes profissionais. Assim, a principal contribuição desse trabalho consistiu na identificação e análise de indicadores de alfabetização científica, a fim de corporificar o quadro teórico das pesquisas em formação continuada de professores.

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Biografia do Autor

Giovanni Scataglia Botelho Paz, Universidade Federal do ABC

Bacharel em Ciência e Tecnologia, Licenciado em Química e Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC. Atualmente é professor de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental  na Prefeitura Municipal de São Paulo.

Paulo de Avila, Universidade Federal do ABC

Doutor em Ciências (área Bioquímica), Bacharel e Licenciado em Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor na Universidade Federal do ABC.

Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal, Universidade Federal do ABC

Licenciado em Química, Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas pela Universidade Federal do Piauí, Doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos e realizou estágio de pós-doutorado na área de Ensino de Química no Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado II na Universidade Federal do ABC.

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Publicado

11.02.2019

Como Citar

Paz, G. S. B., Avila, P. de, & Leal, S. H. B. de S. (2019). Indicadores de alfabetização científica de professores em serviço: a bioquímica como contexto formativo: biochemistry as a formative context. Linhas Crí­ticas, 25, e21587. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21587

Edição

Seção

Dossiê: Ciência, Educação e Sociedade

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