O programa de apoio às Inovações Educacionais (PAIE): uma proposta de descentralização da gestão escolar em Minas Gerais

Autores/as

  • Geisa Magela Veloso
  • Helda Maria H. Rodrigues
  • Márcio Antônio Silva
  • Maria Nailde Martins Ramalho

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3190

Palabras clave:

Inovação educacional;, Descentralização;, Gestão escolar

Resumen

O texto apresenta resultados de uma investigação que tem por objeto as propostas inovadoras desenvolvidas por escolas estaduais de Minas Gerais, a partir do Programa de Apoio a Inovações Educacionais (PAIE), que integra o acordo de financiamento Pró-qualidade, firmado entre o Banco Mundial e a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. O seu propósito central é conhecer e analisar os efeitos do programa na organização do trabalho e na gestão escolar. A pesquisa é qualitativa, por seu caráter interpretati vo e dialógico, adequando-se ao estudo de casos singulares. O referencial teórico está sustentado na linha interpretativa de autores como Santos (1989) e Carbonnel (2002), que discutem a inovação como um processo de ruptura institucional. Os resultados mostram que propostas inovadoras nem sempre provocam mudanças necessárias à realidade da escola.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2004-07-31

Cómo citar

Veloso, G. M., Rodrigues, H. M. H., Silva, M. A., & Ramalho, M. N. M. (2004). O programa de apoio às Inovações Educacionais (PAIE): uma proposta de descentralização da gestão escolar em Minas Gerais. Linhas Críticas, 10(18), 49–66. https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3190

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.