Educação física escolar: desafios, superação e retorno às aulas presenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202244216

Palavras-chave:

Ensino, Educação física escolar, Covid-19

Resumo

Essa pesquisa qualitativa analisou percepções de docentes e gestores sobre o processo de continuidade do ensino da Educação Física Escolar no período de pandemia causada pelo novo coronavírus e de retorno à presencialidade. Ela foi realizada com duas escolas do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram entrevistadas as equipes diretivas e professores de Educação Física. Nas aulas remotas, foram utilizados recursos do Google for Education e atividades impressas para os alunos sem acesso à Internet. A volta à escola é acompanhada de um sentimento de felicidade, mas percebe-se que o desenvolvimento da socialização e a aptidão física dos alunos foram comprometidos com a pandemia.

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Biografia do Autor

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS, Brasil

Doutor em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari (Univates) (2016). Professor dos cursos de graduação em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates. Integrante do projeto de pesquisa “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos”. E-mail: derlijul@univates.br

Elzanira Sousa de Oliveira, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS, Brasil

Mestre em Administração com ênfase em Recursos Humanos pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (2016). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari. Integrante do projeto de pesquisa “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos”. E-mail: elzanira.oliveira@universo.univates.br

Macgregor Baumgarten, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS, Brasil

Acadêmico de Psicologia e Bolsista de Iniciação Científica pela Universidade do Vale do Taquari. Integrante do projeto de pesquisa “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos”. E-mail: macgregor.baumgarten@universo.univates.br

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Publicado

17.10.2022

Como Citar

Neuenfeldt, D. J., Oliveira, E. S. de, & Baumgarten, M. (2022). Educação física escolar: desafios, superação e retorno às aulas presenciais. Linhas Crí­ticas, 28, e44216. https://doi.org/10.26512/lc28202244216

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