Fatores psico-sociais e pedagógicos da indisciplina: da infância à adolescência

Autores

  • Maria Izete de Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3550

Palavras-chave:

Indisciplina;, Fatores psico-sociais;, Fatores pedagógicos

Resumo

O presente texto traz à tona a discussão de um tema que, há algumas décadas, vem interferindo de forma negativa na prática pedagógica dos profissionais da educação, causando conflitos não só na relação professor-aluno, mas nas relações dentro das instituições. Discutimos, primeiramente, de forma breve, o conceito de disciplina e indisciplina, defendendo uma postura democrática por parte do professor e participativa por parte do aluno. Em um segundo momento, abordamos alguns fatores psico-sociais e pedagógicos que interferem no comportamento da criança e que acabam culminando em indisciplina na sala de aula e na escola; ao mesmo tempo, apresentamos algumas propostas de prevenção e controle da indisciplina.

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Biografia do Autor

Maria Izete de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Líder do grupo de pesquisa Estudo em Educação Infantil da Unemat ”“ MT.

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Publicado

31.12.2009

Como Citar

Oliveira, M. I. de. (2009). Fatores psico-sociais e pedagógicos da indisciplina: da infância à adolescência. Linhas Crí­ticas, 15(29), 289–305. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3550

Edição

Seção

Tema em destaque: Formação de Profissionais da Educação

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