O sociodrama pedagógico e a educação em saúde: possibilidades de diálogo compartilhamento de saberes e práticas
Keywords:
Sociodrama;, Educação em saúde;, Promoção da saúdeAbstract
O autor elabora uma reflexão critica do ponto de vista de quem, do lado de fora do campo do sociodrama, detecta possibilidades de sua utilização como método pedagógico nas praticas de informação, educação e comunicação em saúde. Busca-se a aplicação no cotidiano do trabalho de profissionais da área da saúde, cujas formações universitárias omitem essas praticas. Parte-se de um paradigma que se baseia no reconhecimento da necessidade de uma ação interdisciplinar que atinja vários níveis do cotidiano dos atores no processo saúde-doença, chegando a detecção de um tremendo potencial no sociodrama. A contribuição do sociodrama vai muito além do resgate da criatividade e da espontaneidade. Ha aportes relacionados com o fato de serem as dinâmicas eminentemente interativas e intersubjetivas, em que a ação - expressão e a sensação podem estar presentes simultaneamente. De forma semelhante à s abordagens hidicas, resgata-se a continuidade existente entre as esferas individual e social (internalizada) bem como o trabalho da emoção e da carga simbólica associada ao sentimento, evidenciadas por Vygotsky. O autor faz uma revisão de possíveis interfaces teat-leas e praticas com vertentes cientificas e artísticas que fazem de Moreno um pós-moderno precoce. Ha também lacos com o interacionismo simbólico e sua definição inter-subjetiva da realidade, com a fenomenologia, com o estudo da dinâmica de grupos de Lcwin e corn o construcionismo nas ciencias sociais. Destaca-se a dimensão política implícita cm uma pratica mais horizontal e democrática, semelhante a pedagogia preconizada por Paulo Freire. Anota-se como grande desafio, e talvez como seu limite, a maneira de trabalhar com as macro-estruturas sociais, já que não basta solucionar problemas individuais e micro-sociais, quando os mesmos podem ser apenas epifenômenos da exclusão social decorrente de estruturas perversas. Aponta-se como possível caminho o investimento na nog-do de cidadania plena que deve nortear as praticas pedagógicas do sociodrama, o que evitaria o reducionismo implícito em psicologisrnos estereis e al ienantes tao distantes dos objetivos da promoção em saúde.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).