Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4314Palavras-chave:
Padrões interacionais, Educação híbrida, Formação de professores, Posicionamentos, Relação teoria-práticaResumo
Neste texto, apresentamos os avanços que obtivemos em aprendizagem colaborativa em fórum de tema polêmico. Participaram 53 graduandos com 69 postagens. Foram identificados os padrões interacionais e feita análise dialógica temática. Os resultados indicaram que o diálogo foi construído em dois temas: a) formação profissional e ação pedagógica e b) formação e atuação pessoal, direcionados por sentidos de ética e cidadania na educação. Houve enfoque inicial nos posicionamentos pessoais sobre a situação relatada, seguido por mudança para enfoque nas postagens do próprio fórum com metaanálise, com transformação do padrão interacional tradicional.
Downloads
Referências
AGUIAR, Orlando; MORTIMER, Eduardo. Tomada de consciência de conflitos: análise da atividade discursiva em uma aula de ciências. Investigações em ensino de Ciências, 2005, v.10, no 2, 01-29. Disponível em: <http://www.ig.ugrgs.br/public/ensino/vol.10/_n2_a3.htm#Top>. Acesso em: 04 jul. 2005.
ALEXANDER, Robin. Culture, dialogue and learning: notes on an emerging pedagogy. 10a. Conference of the International Association for Cognitive Education and Psychology (IACEP), Durham, UK, 2005a. Disponível em: <http://einstein.pslc.cs.cmu.edu/research/wiki/images/Robinalexandre_IACEP_2005.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2005.
ALEXANDER, Robin. Teaching through dialogue: the first year. First report from the formative evaluation of Barking and Dagenham’s Teaching Through Dialogue Initiative (TTDI). London: The London Borough of Barking and Dagenham Community Inspection and Advisory Service, 2005b. Disponível em: <http://www.robinalexander.org.uk/bardagreport05.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2005.
ALMOG, Tamar; HERTZ-LAZAROWITZ, Rachel. Teachers as peer learners: professional development in an advanced computer learning environment. In: O’DONNELL, Angela Mary e KING, Alison (Eds.). Cognitive perspectives on peer learning. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1999. 285-311.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Cultrix, 1992.
BAKHTIN, Mikhail. Toward a philosophy of the act. In: LIAPUNOV, Vadim; HOLQUIST, Michael (Orgs.). Toward a philosophy of the act. Austin: University of Texas, 1993.
BAKHTIN, Mikhail. Speech genres and other essays. Austin: University of Texas, 1994.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro, Forense-Universitária, 1981.
BALL, Arnetha. Teachers’ developing philosophies on literacy and their use in urban schools. In: LEE, Carol; SMAGORINSKY, Peter (Orgs.). Vygotskian perspectives on literacy research. Cambridge: CUP, 1995. 226-255.
BARNES, Mary. The use of positioning theory in studying students participation in collaborative learning activities. Annual Meeting of the Australian Association for Research in Education.Melburne, 2004. Disponível em: <http://www.aare.edu.au/04pap/bar04684.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2011.
BAKHURST, David. Social memory in Soviet thought. In: MIDDLETON, David; EDWARDS, Derek (Eds.). Collective remembering. London: Sage, 1990. 203-226.
BARTLETT, Frederic. Remembering: A study in experimental and social psychology.Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
CASTRO, Jorge. La construcción de la identidad profesional. In: I Simpósio Regional de Educação/Comunicação ”“ EaD e as Tecnologias da inteligência: novo percurso de formação e aprendizagem, 2010, Aracajú, handout não publicado, 2010. 1-15.
CAZDEN, Courtney. Classroom discourse: the language of teaching and learning. Potsmouth. NH, Heinemann, 2001.
COLE, Michael; COLE, Sheila. O desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed, 2005.
DAVIS, Pauline. A sociocultural approach to theorising classroom practice. Disponível em: <http://orgs.man.ac.uk/projects/include/experiment/pauline_davis.pdf>. Acesso em: 13 de mar. de 2007.
DOMINGUEZ FIGAREDO, Daniel; ALONSO DÍAZ, Laura. Combined evaluation of on-line learning communities. In: International Conference on Multimedia and ICT in Education, Lisboa. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2009.
GALVÃO, Izabel. Henri Wallon. Petrópolis: Vozes, 2011.
HARRÉ, Rom, MOGHADDAM, Fathali, CAIRNIE, Tracey Pilkerton, ROTHBART, Daniel e SABAT, Steven. Recent Advances in Positioning Theory. Sage Publications. Theory & Psychology, v.19, no1, p. 5”“31. Disponível em: . Acesso em: 07 ago. 2011.
ILYENKOV, Evald. The concept of the ideal, 1977. Disponível em: <http://www.marxists.org/archive/ilyenkov/works/ideal/ideal.htm>. Acesso em: 18 ago. 2009.
ILYENKOV, Evald. Our schools must teach how to think! Journal of Russian and East European Psychology, US, M.E. Sharpe Inc.,v. 45, no. 4, 09-49, July”“August, 2007a. Disponível em: <http://www.periodicos.capes.gov.br/>. Acesso em: 03 out. 2011.
ILYENKOV, Evald. A contribution on the question of the concept of “Activity” and its significance for Pedagogy. Journal of Russian and East European Psychology, US, M.E. Sharpe Inc., v. 45, no. 4, 69-74, July”“August, 2007b. Disponível em: <http://www.periodicos.capes.gov.br/>. Acesso em: 03 out. 2011.
ILYENKOV, Evald. Activity and knowledge. Journal of Russian and East European Psychology, US, M.E. Sharpe Inc., v. 45, no. 4, 75”“80, July”“August, 2007c. Disponível em: <http://www.periodicos.capes.gov.br/>. Acesso em: 03 out. 2011.
LEMKE, Jay. Talking science: learning, learning, and values. Westport, CT, Ablex Publishing, 1990.
LEMKE, Jay. Semiotics and the deconstruction of conceptual learning, Journal of the Society for Accelerative Learning and Teaching, EUA, v.19, no. 1, 67”“110, 1994.
LIGORIO, Maria Beatrice. Dialogical relationship between identity and learning. Culture and Psycholog. Sage, 2010, v.16, 63-107. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2010.
LINELL, Per. Dialogical analysis. In: VERSHUEREN, Jef, ÖSTMAN, Jan-Ola; BLOMMAERT, Jan. Handbook of Pragmatics. Amsterdam: John Benjamins, 1995. 575-577.
LINELL, Per. Approaching dialogue. Amsterdam: John Benjamins, 1998.
LINELL, Per. What is dialogism. Disponível em: <http://www.umass.edu/accella/IIc/794d/word/LiNell%20Per%20what%20is%20dialogims.rtf>. Acesso em: 20 jan. 2003.
MATUSOV, Eugene; SMITH, Mark; CANDELA, Maria Albuquerque; LILU, Keren. Culture has no internal territory: Culture as dialogue. In: VALSINER, Jaan; ROSA, Alberto (Orgs). Cambridge Handbook of sociocultural Psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. 460-483.
MENDONÇA, Douglas, AGUIAR, Orlando e SILVA, Nilma. Participação dos estudantes no discurso de uma sala de aula de ciências: tensão entre discurso dialógico e de autoridade. In: XI Encontro de Pesquisas em Ensino de Física, 2008, Curitiba. Anais do XI EPEF. Curitiba: UFTPR, 2008. Disponível em: <http://www.ciencianamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=epf&cod=_participacaoestudante>. Acesso em: 19 out. 2008.
PERSON, Nathalie e GRAESSER, Arthur. Evolution of discourse during cross-age tutoring. In: O’DONNELL, Angela Mary e KING, Alison (Eds.). Cognitive perspectives on peer learning. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1999. 69”“86.
PIAGET, Jean. Seis estudos em Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
PONTE, João Pedro da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Revista Ibero-Americana, 24. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3993/1/00-Ponte%28TIC-rie24a03%29.PDF>. Acesso em: 10 abr. 2000.
PONTE, João Pedro, OLIVEIRA, Hélia e VARANDAS, João Manuel. O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In: FIORENTINI, Dario (Org.). Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado das Letras, 2003.159-192.
PONTECORVO, Clotilde, AJELLO, Ana Maria e ZUCCHERMAGLIO, Cristina. Discutendo si impara. Roma: Carocci, 2004.
ROSA, Alberto. Bartlett isPsycho-anthropologicalproject. Culture and Psychology,Sage, 1996, v.2, 355-378.
RUSSEL, James. Agency: Its role in mental development. London: Lawrence Erlbaum and Taylor Francis Ltd., 1996.
SCARDAMAGLIA, Marlene e BEREITER, Carl. Knowledge telling and knowledge transforming in written composition. In: ROSEMBERG, Sheldon (Org.). Advances in Applied Psycholinguistics.Vol. 2, Cambridge: CUP, 1987. 142-175.
VERESOV, Nicolai. Leading activity in developmental Psychology: Concept and principle. Journal of Russian and East European Psychology, EUA, M.E. Sharpe Inc., 2006, v. 44, no.5, 7-25.
VIGOTSKI, Lev Semenovic. Mind in society. Cambridge, Mass: Harvard University Press, 1998.
VIGOTSKI, Lev Semenovic. Manuscrito de 1929. Educação e Sociedade, Campinas, v. XX, no. 71, 21-44, 2000a.
VIGOTSKI, Lev Semenovic. Obras Escogidas. Madrid: Visor, 2000b.
VIGOTSKI, Lev Semenovic. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2001.
VIGOTSKI, Lev Semenovic. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VINHA, Telma Pileggi. Os conflitos interpessoais na relação educativa. 2003. (430 f.) Tese (Doutorado em Educação). Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, 2003.
VOLOSINOV, Valentin Nikolaevic. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 1992.
WALLON, H. Le rôle de l’autre dans la conscience du moi. Enfance, France, v. 12, no. 3-4, 1959, 277-286.
WEREBE, Maria Jose Garcia. Henri Wallon. São Paulo: Ática, 1986.
WOOD, D., BRUNER, JEROME; ROSS, G. The role of tutoring in problem solving. Journal of Child Psychology, Pergamo Press, Great Britain, v. 17, 1976, 89-100.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.