“Tarefas da Linguística no Brasil” desde 1965
alguns desdobramentos em 2025
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbla.v17i1.60995Palavras-chave:
Aryon Dall’Igna Rodrigues, afeto, tarefas da linguística, linguística indígena, história da ciência linguística no BrasilResumo
O presente artigo é proveniente de uma conferência realizada, de modo online, para homenagear o Prof. Aryon Dall’Igna Rodrigues por ocasião do centenário de seu nascimento. Sendo assim, foi mantido o tom memorial e, por vezes, subjetivo tal como foi preparado para a apresentação oral no VI Encontro Internacional sobre Línguas e Culturas Tupi (setembro de 2025), na Universidade de Brasília (UnB), sob a organização da equipe de pesquisadores do Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas da UnB. Este trabalho, inscrito na perspectiva discursiva, está subdividido em duas partes: a primeira dedicada ao relato das relações estabelecidas com o Prof. Aryon; e a segunda, que explora o texto, de autoria do homenageado, intitulado “Tarefas da Linguística no Brasil” (1966), explicitando os desdobramentos das reflexões do autor 60 anos depois. Os desdobramentos apontados indicam que o texto é bastante lido e que as tarefas da Linguística estão em desenvolvimento, muito embora ainda haja muito por fazer.
Downloads
Referências
Baalbaki, Ângela, Luiz Felipe Andrade, e Thiago de Souza Andrade. 2016. Institucionalização e disciplinarização da Linguística (Indígena) brasileira: a contribuição de Aryon Rodrigues. Revista Palimpsesto (23), 571-91.
Benveniste, Émile. 1995. Saussure após meio século. In Émile Benveniste, Problemas de Linguística Geral I (pp. 34-49). Campinas: Pontes Editores, Editora da UNICAMP.
Costa, Thaís de Araujo da, Vanise Medeiros, e Verli Petri. 2022. Afeto: uma tentativa de circunscrever os sentidos de uma palavra do dicionário e para além dele. In Atilio Catosso Salles, Fernanda Luzia Lunkes, e Luiza Castello Branco (Orgs.), Afeto(s) e(m) discurso: movimentos dos sujeitos e dos sentidos na história (Vol. 1, pp. 15-42). São Carlos: Pedro & João Editores.
Grannier, Daniele Marcelle. 2014. A criação do espaço institucional da linguística e dos estudos das línguas indígenas no Brasil. Revista D.E.L.T.A. (30 especial), 479-502.
Rodrigues, Aryon Dall’Igna. 1966. Tarefas da Linguística no Brasil. Estudos Linguísticos - Revista Brasileira de Linguística Teórica e Aplicada 1(1), 4-16.
Saussure, Ferdinand de. 1995. Matéria e tarefa da Linguística: suas relações com as ciências conexas. In Ferdinand de Saussure, Curso de Linguística Geral (pp. 13-14). São Paulo: Cultrix.
Scherer, Amanda, Graziela de Angelo, Juciele Dias, e Verli Petri. 2016. Histórias e memórias de um linguista... Aryon Dall’Igna Rodrigues: na e sobre a constituição da linguística no Brasil. Fragmentum (46), 323-36. https://periodicos.ufsm.br/fragmentum/article/view/23405/13
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Linguística Antropológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na RBLA concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.




