Campbell, L. and Muntzel, M. 1989. As Consequências estruturais da morte de línguas

Autores

  • Letícia Aquino UNB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbla.v11i02.28820

Palavras-chave:

morte de línguas línguas obsolescentes mudanças estruturais continuum de proficiência

Resumo

Neste artigos os autores preocupam-se com as mudanças estruturais nas línguas moribundas decorrentes do processo de morte do idioma. Tomando por base nossas experiências com um determinado número de línguas moribundas propõem hipóteses sobre os desenvolvimentos estruturais característicos nas línguas envolvidas. Essas hipóteses podem ser confirmadas, ou contraditas e refinadas, como uma compreensão adicional sobre as línguas agonizantes acumulada a partir das fontes de rápido crescimento.  

As línguas de nossas experiências nas quais baseamos nossas observações estão listadas a seguir, apresentadas com informações sobre suas localizações geográficas, afiliação genética e número de falantes. A habilidade linguística dos falantes ou o conhecimento estrutural das línguas obsolescentes desta lista varia muito, e muitas comunidades exibem um continuum de proficiência que varia de falantes plenamente competentes a indivíduos com muito pouco conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Como Citar

Aquino, L. (2019). Campbell, L. and Muntzel, M. 1989. As Consequências estruturais da morte de línguas. Revista Brasileira De Linguística Antropológica, 11(02), 18. https://doi.org/10.26512/rbla.v11i02.28820

Edição

Seção

Do passado e do presente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)