Termos Numéricos e Qualificadores Geométricos na Língua Pangyjej do Povo Indígena Zoró

Autores

  • Samuel Zoró Universidade Federal de Rondônia
  • Kécio Leite Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbla.v10i1.19055

Palavras-chave:

Termos numéricos. Qualificadores geométricos. Língua Pangyjej. Zoró.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre termos numéricos e qualificadores geométricos na língua Pangyjej do povo indígena Zoró. A pesquisa foi realizada como trabalho de conclusão de curso na Licenciatura em Educação Básica Intercultural oferecida pelo Departamento de Educação Intercultural da Universidade Federal de Rondônia. Uma motivação para realização da pesquisa foi a ausência de materiais didáticos específicos sobre saberes matemáticos tradicionais nas escolas da Terra Indígena Zoró. O percurso metodológico envolveu registros fotográficos, entrevistas com professores e anciãos nas aldeias Anguj Tapua e Zawa Karej Pangyjej, observações de atividades diárias de roça, caça e pesca, além de diálogos informais com alunos da aldeia-escola Zawa Karej Pangyjej. Como resultados, foi possível registrar alguns termos numéricos e qualificadores geométricos referentes a saberes matemáticos na língua Pangyjej. Tais resultados poderão subsidiar a produção de materiais didáticos específicos para o ensino de matemática em escolas Zoró.

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Biografia do Autor

Samuel Zoró, Universidade Federal de Rondônia

Professor indígena do povo Zoró. Licenciado em Educação Intercultural pela Universidade Federal de Rondônia.

Kécio Leite, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de MatoGrosso. Professor do Departamento de Educação Intercultural da Universidade Federal de Rondônia

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Publicado

2018-07-30

Como Citar

Zoró, S., & Leite, K. (2018). Termos Numéricos e Qualificadores Geométricos na Língua Pangyjej do Povo Indígena Zoró. Revista Brasileira De Linguística Antropológica, 10(1), 75–86. https://doi.org/10.26512/rbla.v10i1.19055

Edição

Seção

Artigos