Plano de Ação da Equipe de Saúde para o Programa Zo’é
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbla.v8i2.16303Resumo
A experiência da área da saúde junto a povos indígenas de recente contato tem mostrado que uma das maiores agressões a esses povos da floresta é a procura de assistência médica em centros urbanos. Quando isso ocorre, os indígenas passam a dividir com os brancos o mesmo espaço físico, recebendo as mesmas ações massificadas da área da saúde, sem que sejam levadas em consideração as particularidades étnicas e culturais de cada povo, de cada indivíduo. Neste artigo defendemos a necessidade de manutenção de estrutura física e humana na própria área indígena, de forma que continue permitido a assistência à saúde, em território Zo’é, mesmo que isso envolva a necessidade de procedimentos de média complexidade.
Downloads
Referências
CABRAL, Ana S. A C. e Brito, Suely P. 2006. Relatório sobre saúde Zo’é (MS).DADOS POPULACIONAIS ZO’É. DSEI/SESAI, 2016.
Lobato, João. Relatório da Frente de Proteção Etnoambiental Cuminapanema, apresentado à CERGIIC/FUNAI. 2005.MEMORIAL DESCRITIVO DE DEMARCAÇÃO. FUNAI. 2009.
Pena, Sandra Ferreira. Perfil epidemiológico do povo Zo’é. Trabalho de Conclusão de Curso. Instituto Esperança de Ensino superior. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Antropológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na RBLA concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.