Metáfora ontológica: a personificação na narrativa mítica e nos processos de formação de palavras Tupí

Autores

  • Wany Bernardete Sampaio Unir
  • Joeliza Bezerra Lamarão Unir

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbla.v7i1.16292

Palavras-chave:

Linguística

Resumo

Este trabalho tem por objetivo a análise de construções metafóricas ontológicas em línguas Tupí, tomando-se por base a teoria cognitiva da metáfora (Lakoff; Johnson 2002). Parte da pesquisa foi realizada no período de 2005 a 2007, com o auxílio do PIBIC/UNIR/CNPq e da Universidade de Porthsmouth (Inglaterra). A abordagem cognitiva de análise linguística se pauta na busca de relações entre a experiência do domínio físico, a natureza conceptual do pensamento e a arquitetura da linguagem; um olhar atento para a linguagem do cotidiano é o bastante para que se perceba o valor e a frequência de expressões metafóricas; além disso, as metáforas estão profundamente relacionadas com os conceitos culturais dos povos, envolvendo fatores culturais, linguísticos, contextuais e cognitivos. No presente estudo, enfoca-se a metáfora ontológica da personificação. São analisadas: (i) duas versões de uma mesma narrativa oral, (ii) sentenças complexas produzidas oralmente; (iii) algumas palavras compostas da língua em foco, demonstrando, no processo de formação dessas palavras, a ocorrência de processos metafóricos, envolvendo a personificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Basílio, Margarida. 2007. Teoria Lexical. São Paulo: Ática.

Benjamin, W. 1985. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In Magia Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense.

Croft, W.; D. A. Cruse. 2004. Cognitive linguistics. Cambridge: Cambridge University Press.

Dubois, J. et al. Dicionário de Linguística. São Paulo: Cultrix, 1993.

Lakoff, G.; M. Johnson. 2002. Metáforas da vida cotidiana. Campinas, SP: Mercado de Letras; Educ. (Coleção As Faces da Linguística Aplicada)

Lakoff, G. 1987. Women, fire and dangerous things: what categories reveal about the mind. Chicago: University of Chicago Press.

Kövecses, Z. 2005. Metaphor in culture: universality and variation. Cambridge: Cambridge University Press.

______. 2006. Language, culture and mind: a pratical introduction. Oxford: Oxford University Press.

______. 2009. Metaphor, culture and discourse: the pressure of coherence. In: A. Mulsolff & J. Zinken (Eds.). Metaphor and discourse. London: Palgrave Macmillan, pp. 11-240.

Downloads

Publicado

2016-02-26

Como Citar

Sampaio, W. B., & Lamarão, J. B. (2016). Metáfora ontológica: a personificação na narrativa mítica e nos processos de formação de palavras Tupí. Revista Brasileira De Linguística Antropológica, 7(1), 113–133. https://doi.org/10.26512/rbla.v7i1.16292

Edição

Seção

Artigos